Kenny Wayne Shepherd responde: O timbre está nas mãos ou no equipamento?

"Esse é um antigo debate entre os guitarristas", diz o músico
Kenny Wayne Shepherd tocando uma Fender Stratocaster

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Durante uma aparição no programa de entrevistas Scars & Guitars, Kenny Wayne Shepherd abordou, como ele mesmo define, “um antigo debate entre guitarristas”: Afinal, o timbre está nas mãos ou no equipamento?

“Acho que você tem de ser um pouco mais específico ao fazer essa pergunta. Quais são exatamente as características a que você está se referindo quando fala de timbre?”, diz o guitarrista.

Mãos vs. Equipamentos

Shepherd explica: “Então eu diria que a natureza identificável do som de alguém, tipo Albert King, Eric Clapton ou B.B. King, faz com que você ouça algumas notas e saiba que são eles. Para mim, esse é o timbre que se enquadra na categoria de personalidade no modo de tocar, e isso vem do ser humano, sem dúvida. Não há outra fonte para isso… Seu coração, sua alma, suas mãos, o modo como você ataca o instrumento, o modo como você coloca as notas fisicamente, a energia que sai de você”.

O músico continuou: “Então há também o aspecto sonoro do timbre. O que contribui para isso são coisas como seu amplificador, suas guitarras… Mas, se você está se referindo ao caráter identificável do timbre, isso vem da pessoa, de suas mãos e de seu estilo de tocar”.

Influências

Olhando para trás em sua carreira, que se estende por quase 30 anos, Kenny disse que se considera “muito afortunado” e falou sobre suas referências: “Você pode ouvir minhas influências no meu som, como ocorreu com meus heróis antes de mim. Quando ouço coisas antigas do B.B. King, percebo todas as influências dele. A mesma coisa ocorreu a SRV com Albert King, Jimi Hendrix com Buddy Guy e assim por diante”.

“Você pega o que aprendeu com essas pessoas e, ao longo de anos tentando coisas diferentes e buscando descobrir como torná-las suas, você pode acabar tropeçando em um som identificável. Acho que isso só vem com muita prática”, finaliza.

Leia também: Buddy Guy: “O blues precisa de toda a ajuda possível”

Novo disco

Shepherd lançará o álbum The Traveler no próximo dia 31. Em seguida, confira a faixa “Woman Like You”, um dos singles do novo trabalho:

Quer mais informações sobre a carreira de Kenny Wayne Shepherd? Então visite o site oficial do guitarrista.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp