Malmsteen tocando uma Fender Stratocaster

Em recente entrevista à equipe da Guitar World, Yngwie Malmsteen falou sobre seu novo disco, Blue Lightning.

De acordo com o sueco, a escolha das músicas está firmemente alinhada com a intenção estilística por trás do trabalho – ele escolheu material originalmente gravado por artistas como Jimi Hendrix, Deep Purple, Rolling Stones e Beatles.

Publicidade

“Hendrix, Deep Purple e todas essas bandas são artistas de blues“, diz Malmsteen. “Pois todos eles usam a escala pentatônica, assim como os guitarristas de blues. Mas, claro, no álbum eu me desviei da escala pentatônica de todas as maneiras! [risos]”.

Quanto aos amantes do blues mais puristas, Malmsteen explica que não busca agradá-los: “Há muitos guitarristas que já fazem isso, então, se você quiser, pode ouvi-los. Caso contrário, você pode me ouvir fazer o que faço”.

Leia: Malmsteen nega ser egocêntrico: “É uma coisa artística”

Sobre o novo disco

Em março, Malmsteen lançou o novo álbum de estúdio. Blue Lightning é um disco focado no blues, com oito covers e quatro faixas inéditas, e saiu oficialmente pela Mascot Records/Mascot Label Group.

Falando sobre o registro, Malmsteen disse: “Sempre brinquei com músicas antigas, tanto ao vivo quanto no estúdio. Há um tempo, fiz um álbum similar, chamado Inspiration, e a gravadora Mascot veio até mim e sugeriu que eu fizesse um disco de blues”.

O guitarrista afirma que, apesar de crescer em uma família com formação clássica, sua forma de tocar teve outras influências importantes. “As pessoas me conhecem por tocar o que é chamado de estilo neoclássico. Mas, quando ganhei uma guitarra no meu quinto aniversário, o que tentei imitar foi John Mayall & The Bluesbreakers”.

Tracklist

Em seguida, confira a tracklist de Blue Lightning:

1. Blue Lightning
2. Foxey Lady
3. Demon’s Eye
4. 1911 Strut
5. Blue Jean Blues
6. Purple Haze
7. While My Guitar Gently Weeps
8. Sun’s Up Top’s Down
9. Peace, Please
10. Paint It Black
11. Smoke On The Water
12. Forever Man

Deseja saber as novidades sobre Yngwie Malmsteen? Então acompanhe o site do artista.