Revista elege os 20 melhores guitarristas do metal – e tem brasileiro no top 10

Fotos: divulgação ou reprodução / Instagram

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Listas que buscam elencar as habilidades de músicos são comuns por aí, mas quando uma revista como a ‘Metal Hammer’ decide fazer um ranking de melhores guitarristas do metal, vale a pena dar atenção.

O site da revista, uma das mais importantes do segmento em todo o mundo, publicou um levantamento com os 20 melhores guitarristas do metal em toda a história. As escolhas foram feitas pelo corpo editorial da publicação, mas trazem comentários de nomes de peso, como Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society), Phil Demmel (Machine Head), Matt Heafy (Trivium) e Gus G (Ozzy Osbourne, Firewind).

O ranking traz algumas surpresas no geral. Uma delas é a presença de um brasileiro, bastante importante no segmento, mas que, por vezes, é ignorado por publicações internacionais: Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura. O brasileiro ficou em 9° lugar, na frente de nomes como John Petrucci (Dream Theater) e Alex Skolnick (Testament), entre outros.

Gus G ficou a cargo de comentar a escolha por Andreas Kisser e declarou: “O Sepultura foi realmente importante ao introduzir novos estilos ao heavy metal, especialmente com o álbum ‘Roots’. Se você pensar bem, é daí que veio o nu metal. Ouça Slipknot e Coal Chamber: todos eles são fortemente influenciados pelos poderosos riffs de Andreas com esse tipo de groove. Você pode ouvir a influência dele no som de tantas bandas. Sem falar o que o Sepultura trouxe com toda essa coisa de percussão”.

Outra escolha que chamou atenção foi a do primeiro colocado. Dimebag Darrell, falecido guitarrista do Pantera, ficou na primeira posição, na frente até mesmo de Tony Iommi, lendário músico do Black Sabbath e citado como o “pai da guitarra heavy metal”.

Um longo texto feito pela Metal Hammer reconta toda a trajetória de Dimebag Darrell, que nasceu no Texas e só queria tocar guitarra como seus ídolos, como Randy Rhoads e Eddie Van Halen. “Um guitarrista tão incrivelmente bom que foi proibido de participar de concursos de talentos quando criança, porque continuava vencendo todos”, diz o início da publicação.

Para justificar a escolha por Dimebag, a revista afirmou: “Tivemos guitarristas gigantes e shredders pelos anos. Tivemos os maiores solistas. E, claro, os mestres do universo metal: os deuses do riff. O lance com Dimebag Darrell é que ele conseguia fazer tudo isso, não apenas melhor, como também de uma forma que ele inventou para si mesmo, para nós e para sempre”.

Todas as escolhas podem ser lidas com comentários no site da ‘Metal Hammer’, em inglês. Veja, abaixo, os 20 melhores guitarristas do metal, segundo a publicação:

20. Brent Hinds & Bill Kelliher (Mastodon)
19. Mark Morton & Willie Adler (Lamb of God)
18. Pepper Keenan & Kirk Windstein (Down)
17. Chuck Schuldiner (Death)
16. Ihsahn (Emperor)
15. Scott Ian (Anthrax)
14. Alex Skolnick & Eric Peterson (Testament)
13. Mikael Åkerfeldt (Opeth)
12. John Petrucci (Dream Theater)
11. Mick Thomson & Jim Root (Slipknot)
10. Robb Flynn & Phil Demmel (Machine Head)
9. Andreas Kisser (Sepultura)
8. Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society)
7. Kerry King & Jeff Hanneman (Slayer)
6. K.K. Downing & Glenn Tipton (Judas Priest)
5. Dave Mustaine (Megadeth)
4. Janick Gers, Dave Murray & Adrian Smith (Iron Maiden)
3. James Hetfield & Kirk Hammett (Metallica)
2. Tony Iommi (Black Sabbath)
1. Dimebag Darrell (Pantera)

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp