Revista elege os 20 melhores guitarristas do metal – e tem brasileiro no top 10

Fotos: divulgação ou reprodução / Instagram

Listas que buscam elencar as habilidades de músicos são comuns por aí, mas quando uma revista como a ‘Metal Hammer’ decide fazer um ranking de melhores guitarristas do metal, vale a pena dar atenção.

O site da revista, uma das mais importantes do segmento em todo o mundo, publicou um levantamento com os 20 melhores guitarristas do metal em toda a história. As escolhas foram feitas pelo corpo editorial da publicação, mas trazem comentários de nomes de peso, como Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society), Phil Demmel (Machine Head), Matt Heafy (Trivium) e Gus G (Ozzy Osbourne, Firewind).

O ranking traz algumas surpresas no geral. Uma delas é a presença de um brasileiro, bastante importante no segmento, mas que, por vezes, é ignorado por publicações internacionais: Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura. O brasileiro ficou em 9° lugar, na frente de nomes como John Petrucci (Dream Theater) e Alex Skolnick (Testament), entre outros.

Gus G ficou a cargo de comentar a escolha por Andreas Kisser e declarou: “O Sepultura foi realmente importante ao introduzir novos estilos ao heavy metal, especialmente com o álbum ‘Roots’. Se você pensar bem, é daí que veio o nu metal. Ouça Slipknot e Coal Chamber: todos eles são fortemente influenciados pelos poderosos riffs de Andreas com esse tipo de groove. Você pode ouvir a influência dele no som de tantas bandas. Sem falar o que o Sepultura trouxe com toda essa coisa de percussão”.

Outra escolha que chamou atenção foi a do primeiro colocado. Dimebag Darrell, falecido guitarrista do Pantera, ficou na primeira posição, na frente até mesmo de Tony Iommi, lendário músico do Black Sabbath e citado como o “pai da guitarra heavy metal”.

Um longo texto feito pela Metal Hammer reconta toda a trajetória de Dimebag Darrell, que nasceu no Texas e só queria tocar guitarra como seus ídolos, como Randy Rhoads e Eddie Van Halen. “Um guitarrista tão incrivelmente bom que foi proibido de participar de concursos de talentos quando criança, porque continuava vencendo todos”, diz o início da publicação.

Para justificar a escolha por Dimebag, a revista afirmou: “Tivemos guitarristas gigantes e shredders pelos anos. Tivemos os maiores solistas. E, claro, os mestres do universo metal: os deuses do riff. O lance com Dimebag Darrell é que ele conseguia fazer tudo isso, não apenas melhor, como também de uma forma que ele inventou para si mesmo, para nós e para sempre”.

Todas as escolhas podem ser lidas com comentários no site da ‘Metal Hammer’, em inglês. Veja, abaixo, os 20 melhores guitarristas do metal, segundo a publicação:

20. Brent Hinds & Bill Kelliher (Mastodon)
19. Mark Morton & Willie Adler (Lamb of God)
18. Pepper Keenan & Kirk Windstein (Down)
17. Chuck Schuldiner (Death)
16. Ihsahn (Emperor)
15. Scott Ian (Anthrax)
14. Alex Skolnick & Eric Peterson (Testament)
13. Mikael Åkerfeldt (Opeth)
12. John Petrucci (Dream Theater)
11. Mick Thomson & Jim Root (Slipknot)
10. Robb Flynn & Phil Demmel (Machine Head)
9. Andreas Kisser (Sepultura)
8. Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society)
7. Kerry King & Jeff Hanneman (Slayer)
6. K.K. Downing & Glenn Tipton (Judas Priest)
5. Dave Mustaine (Megadeth)
4. Janick Gers, Dave Murray & Adrian Smith (Iron Maiden)
3. James Hetfield & Kirk Hammett (Metallica)
2. Tony Iommi (Black Sabbath)
1. Dimebag Darrell (Pantera)

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!