Andy Summers revela por que prefere Strato e não curte Telecaster

Andy Summers, do The Police, revelou que sempre preferiu as guitarras Stratocaster da Fender e nunca curtiu as Telecaster, embora tenha usado alguns modelos desta ao longo dos anos.
Fotos: divulgação

O guitarrista Andy Summers, notável por seu trabalho com o The Police, falou sobre as suas preferências em termos de instrumentos durante entrevista à Guitar Magazine. Durante o bate-papo, ele revelou que sempre preferiu as guitarras Stratocaster da Fender e nunca curtiu as Telecaster, embora tenha usado alguns modelos desta ao longo dos anos.

“Não sou um purista, é que Telecaster não é a minha praia. Muitos caras usam Telecaster e tiram sons bem brilhantes e agudos, o que não é para mim. As pessoas me associam a isso, mas não é bem assim”, afirmou.

Summers destacou que as guitarras Telecaster usadas por ele são mais “híbridas”. “Alguém substituiu o captador do braço e colocou um humbucker da Gibson ali, além de ter adicionado um drive switch, com uma bateria de 9V. Era uma época em que as pessoas pegavam suas guitarras e faziam muitas coisas nelas”, disse.

O resultado, segundo Andy Summers, foi um “timbre incrível”. “Era como se tivesse um fuzzbox dentro, que você poderia acionar para solos”, afirmou.

E o que caracteriza uma boa guitarra? Para ele, nem sempre é possível explicar. “Poderíamos analisar o dia inteiro, mas essa guitarra tinha algo mágico – foi por isso que a mantive por tanto tempo”, disse.

Preferência por Stratocaster

Andy Summers utilizou um argumento histórico para justificar sua preferência pelas guitarras Stratocaster. Para ele, a Strato é uma evolução da Telecaster, já que veio depois.

“A Telecaster é maravilhosa, mas, na história, foi a primeira tentativa de Leo Fender. Claro que foi uma inovação incrível, mas a Stratocaster era a versão elegante e refinada daquilo – e é a melhor guitarra de corpo sólido já feita. Houve milhões de variações, mas Leo acertou em cheio em 1954”, afirmou.

Signature da… Telecaster

Curiosamente, Andy Summers lançou, com a Fender, uma guitarra signature de modelo… Telecaster! O instrumento foi batizado de Andy Summers Tribute Telecaster e, no vídeo abaixo, é demonstrado por Mike Eldred, da Fender Custom Shop.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!