Andy Summers revela por que prefere Strato e não curte Telecaster

Andy Summers, do The Police, revelou que sempre preferiu as guitarras Stratocaster da Fender e nunca curtiu as Telecaster, embora tenha usado alguns modelos desta ao longo dos anos.
Fotos: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Andy Summers, notável por seu trabalho com o The Police, falou sobre as suas preferências em termos de instrumentos durante entrevista à Guitar Magazine. Durante o bate-papo, ele revelou que sempre preferiu as guitarras Stratocaster da Fender e nunca curtiu as Telecaster, embora tenha usado alguns modelos desta ao longo dos anos.

“Não sou um purista, é que Telecaster não é a minha praia. Muitos caras usam Telecaster e tiram sons bem brilhantes e agudos, o que não é para mim. As pessoas me associam a isso, mas não é bem assim”, afirmou.

Summers destacou que as guitarras Telecaster usadas por ele são mais “híbridas”. “Alguém substituiu o captador do braço e colocou um humbucker da Gibson ali, além de ter adicionado um drive switch, com uma bateria de 9V. Era uma época em que as pessoas pegavam suas guitarras e faziam muitas coisas nelas”, disse.

O resultado, segundo Andy Summers, foi um “timbre incrível”. “Era como se tivesse um fuzzbox dentro, que você poderia acionar para solos”, afirmou.

E o que caracteriza uma boa guitarra? Para ele, nem sempre é possível explicar. “Poderíamos analisar o dia inteiro, mas essa guitarra tinha algo mágico – foi por isso que a mantive por tanto tempo”, disse.

Preferência por Stratocaster

Andy Summers utilizou um argumento histórico para justificar sua preferência pelas guitarras Stratocaster. Para ele, a Strato é uma evolução da Telecaster, já que veio depois.

“A Telecaster é maravilhosa, mas, na história, foi a primeira tentativa de Leo Fender. Claro que foi uma inovação incrível, mas a Stratocaster era a versão elegante e refinada daquilo – e é a melhor guitarra de corpo sólido já feita. Houve milhões de variações, mas Leo acertou em cheio em 1954”, afirmou.

Signature da… Telecaster

Curiosamente, Andy Summers lançou, com a Fender, uma guitarra signature de modelo… Telecaster! O instrumento foi batizado de Andy Summers Tribute Telecaster e, no vídeo abaixo, é demonstrado por Mike Eldred, da Fender Custom Shop.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp