Foto: divulgação

Um dos grandes guitarristas de fusion da atualidade, Al Di Meola falou sobre o aprendizado de guitarra em entrevista à Guitar Magazine. O músico destacou que o trabalho desempenhado com um professor é apenas uma parte do caminho.

Al Di Meola comentou, inicialmente, que um guitarrista que está começando precisa “buscar suas influências e aprender ao tentar fazer o que elas fazem”. “Quando jovem, tive um grande professor e comprava todos os discos que podia. E, claro, estava próximo de Nova York e via shows de Hendrix, Allman Brothers, The Grateful Dead, The Byrds, The Who, Crosby Stills & Nash, Frank Zappa… todos!”, afirmou.

Publicidade

Parte do aprendizado do guitarrista vinha dos shows, ao absorver tudo o que poderia. “Aprender com um professor é só uma parte do jogo. Todos os outros aspectos são igualmente importantes. A inspiração que vem de shows e tentar copiar certas coisas que você ama nos discos… é tudo parte do processo”, disse.

O músico pontuou, ainda, outra característica essencial para qualquer músico. “É bom que você seja realmente apaixonado – ao ponto da insanidade, pois está mais difícil entrar no ramo da música em certas formas. Dá para dizer que o momento é melhor em alguns aspectos, mas em alguns pontos, parece mais difícil para mim, porque passei pelo maior período da indústria fonográfica, nos anos 1970 e 1980. Era fenomenal”, afirmou.

Você concorda com a avaliação de Al Di Meola? Como é o seu aprendizado na guitarra? Para todos os tipos de guitarristas, os cursos do Music Clan podem ajudar. Conheça todos os cursos que são oferecidos no nosso site!

Comments are closed.