Paul Gilbert revela como começou a usar furadeira para tocar guitarra

O guitarrista Paul Gilbert, do Mr. Big e Racer X, se tornou bastante notável por usar furadeira na guitarra, para palhetar mais rápido. Como surgiu essa ideia que, de tão maluca, foi até "copiada" por Eddie Van Halen?
Foto: reprodução / Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Uma das gravações mais icônicas do hard rock é a música “Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)”, lançada pelo Mr. Big no álbum “Lean Into It”, de 1991. Nela, o guitarrista Paul Gilbert e o baixista Billy Sheehan usam furadeira elétrica para tocar parte do solo.

Nem todos sabem, mas Paul Gilbert começou a usar furadeira para palhetar a guitarra ainda antes do Mr. Big, com outra banda, o Racer X. Em entrevista à Guitar Magazine, o músico revelou como adotou a curiosa ferramenta, que passou a ser usada até em Eddie Van Halen – como na música “Poundcake”, de 1991.

“Isso aconteceu quando o Racer X começou a ficar conhecido. Começamos a ser entrevistados e todos falavam a mesma coisa: ‘oh, vocês tocam tão rápido!’. Eu achava que tínhamos mais a oferecer do que apenas tocar rápido”, afirmou Paul Gilbert.

Nasceu, assim, a ideia de tocar guitarra usando uma furadeira: mostrar o que realmente é rápido no instrumento. “Era algo bobo. Tocar com furadeira era algo bobo. Eu estava apenas tirando sarro de mim mesmo e do estilo musical em questão”, disse.

No fim das contas, acabou pegando, porque Paul Gilbert ficou bastante conhecido por usar furadeira na guitarra. Contudo, parece que ele não gosta muito dessa fama.

“Eu percebi que quando eu não levava a furadeira, era como se Angus Young (AC/DC) tocasse sem os shorts de estudante. Porém, aposto que, às vezes, Angus gostaria de usar calças, assim como, às vezes, eu também gosto de ser um guitarrista que toque música e não precise recorrer a esse tipo de teatro”, afirmou.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp