10 filmes incríveis para guitarristas – e músicos no geral – assistirem

A lista a seguir busca resgatar uma série de filmes que trazem a guitarra ou elementos relacionados a ela na linha de frente.
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A música sempre foi bem retratada no cinema, porém, não há muitos filmes para guitarristas, com foco nesse instrumento tão tradicional. A lista a seguir busca resgatar uma série de longas que trazem a guitarra ou elementos relacionados a ela na linha de frente.

Há filmes que dialogam, de forma mais direta, com guitarristas. São os exemplos de ‘Encruzilhada’ (1986) e ‘Tenacious D: Uma Dupla Infernal’ (2006), que apresentam cenas com o instrumento e, no caso do primeiro mencionado, até mesmo um “duelo” musical eletrizante.

Porém, outras produções sobre música como um todo podem ser interessantes para guitarristas, pois mostram a vivência de bandas na estrada ou nos palcos. São os casos de ‘Rock Star’ (2001) e ‘Quanto Mais Idiota Melhor 2’ (1993).

Veja, a seguir, 10 incríveis filmes para guitarristas – e músicos, no geral – assistirem:

*em ordem cronológica de lançamento.

1) ‘Os Irmãos Cara de Pau’ (1980)

Esta comédia originalmente intitulada ‘The Blues Brothers’ apresenta a dupla de comediantes John Belushi e Dan Aykroyd, que ficariam famosos pelo programa de TV ‘Saturday Night Live’, interpretando dois “irmãos de sangue” que precisam salvar um orfanato católico de serem hipotecados. Para isso, eles devem reunir sua banda de R&B e organizar um show para arrecadar US$ 5 mil. Não é exatamente para guitarristas, porém, é guiado pela música do início ao fim.

2) ‘This Is Spinal Tap’ (1984)

O grande clássico cinematográfico do rock da década de 1980. Gravado em formato “mocumentário” (documentário falso), ‘This Is Spinal Tap’ zomba de todos os clichês das bandas de hard rock e heavy metal daquele período. Assista a esse filme para saber o que não fazer caso monte alguma banda de rock – e divirta-se com o amplificador de guitarra que chega ao volume 11.

3) ‘De Volta para o Futuro’ (1985)

Ok, ‘De Volta para o Futuro’ não é um filme musical, mas a cena de Michael J. Fox tocando guitarra na década de 1980 teve impacto cultural gigantesco. Não à toa, serviu para apresentar Chuck Berry, dono da música ‘Johnny B. Goode’, para uma nova geração.

Além disso, ‘De Volta para o Futuro’ influenciou um monte de moleques daqueles tempos a tocarem guitarra, já que Fox faz com que tudo seja muito maneiro. E olha que ele dublou tudo – sim, ele não está tocando de verdade ali.

4) ‘Encruzilhada’ (1986)

Definitivamente, este é o grande filme para guitarristas. Originalmente intitulado ‘Crossroads’, o longa é inspirado na lenda do músico de blues Robert Johnson e traz Ralph Macchio (‘Karate Kid’) como protagonista. O duelo entre o personagem de Macchio (com guitarras dubladas por Ry Cooder) e o de Steve Vai é uma das cenas formadoras de caráter de toda uma geração.

5) ‘Vida de Solteiro’ (1992)

Outro exemplo que não entra como um dos filmes para guitarristas, porém, tem uma trama interessante voltada para bandas. ‘Singles’, em seu título original, mostra a vida de jovens da chamada “geração X”, nascidos na década de 1970. O pano de fundo é a Seattle dos anos 1990, tomada pelo grunge e todos os elementos culturais relacionados. Um dos personagens tem uma banda do estilo, chamada Citizen Dick, No elenco, há músicos reais, como Eddie Vedder (Pearl Jam) e Chris Cornell (Soundgarden).

6) ‘Quanto Mais Idiota Melhor 2’ (1993)

A franquia ‘Quanto Mais Idiota Melhor’ (‘Wayne’s World’) é destinada para qualquer fã de rock e heavy metal, mas o segundo merece destaque, embora não seja, exatamente, caracterizado como um dos filmes para guitarristas. Nele, os protagonistas saem da casa dos pais após conseguirem fazer sucesso com o programa de TV. Eles decidem criar um festival de música e, curiosamente, há muitos detalhes curiosos a respeito de eventos do gênero ao longo da produção.

7) ‘Poucas e Boas’ (1999)

Este filme dirigido por Woody Allen e intitulado originalmente ‘Sweet and Lowdown’ retrata a história de um músico de jazz que era considerado o segundo melhor do gênero – atrás apenas de Django Reinhardt -, mas tem uma vida pessoal desastrosa. A situação começa a melhorar após ele se apaixonar por uma mulher muda que ganha a vida lavando roupas, mas outros fatos vão mostrando os bastidores de um artista famoso que não consegue gerenciar seus “bastidores”.

8) ‘Rock Star’ (2001)

Ainda que seja repleto de clichês – muitos deles, zombados em ‘This Is Spinal Tap’, ‘Rock Star’ consegue retratar, de forma interessante, a rotina de uma banda de hard rock da década de 1980. Inspirada na entrada de Tim “Ripper” Owens para o Judas Priest, o enredo retrata a história de um cantor que tem sua vida virada do avesso ao se juntar a uma banda de sucesso, o Judas Priest. Músicos reais, como Zakk Wylde, Jason Bonham e Jeff Pilson, realmente participam do longa e até da trilha sonora, com canções autorais.

9) ‘Escola de Rock’ (2003)

Esta produção com Jack Black de protagonista fez muito sucesso na época de seu lançamento e já pode ser considerada um clássico do segmento. O longa conta a história de um músico que se disfarça como professor de uma escola renomada, mas acaba formando uma banda de rock com a garotada ao invés de ensinar alguma disciplina. Ainda que de forma descontraída, a produção reforça a importância de se ter educação musical nas escolas, tanto no âmbito do conhecimento quanto no social, já que muitos alunos passam a se integrar melhor graças aos projetos musicais.

https://www.youtube.com/watch?v=oP7kExN8LFA

10) ‘Tenacious D: Uma Dupla Infernal’ (2006)

E dá-lhe Jack Black de novo na lista! Agora, com um filme que tem traços de realidade ao trazer sua banda, o Tenacious D, e participações de músicos como Ronnie James Di, Dave Grohl e Meat Loaf. A trama, bem-humorada, mostra o caminho de um jovem que é oprimido pelos pais e foge de sua cidade para tentar a vida como rockstar. Eles criam uma banda e descobrem o segredo da Palheta do Destino, feita a partir do dente do Demônio. Bizarro, porém muito divertido – e musical.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp