Steve Vai explica como mudou sua Ibanez JEM para chegar ao novo modelo PIA

Steve Vai surpreendeu ao anunciar, durante a NAMM 2020, o lançamento de uma nova guitarra: a Ibanez PIA, um instrumento de veia mais artística que a JEM.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Steve Vai surpreendeu ao anunciar, durante a NAMM 2020, o lançamento de uma nova guitarra: a Ibanez PIA. O músico é notável por usar, há décadas, a Ibanez JEM, mas fez a mudança para 2020. A promessa é continuar usando a PIA nos próximos anos.

Em entrevista ao canal de YouTube ‘Australian Musician’, Steve Vai comentou sobre o processo de evolução da Ibanez JEM para a Ibanez PIA. A ideia era adotar uma pegada mais “artística” em uma nova guitarra.

“Queríamos fazer outras coisas, como diminuir o potenciômetro de volume. Agora, está um fio de cabelo menor. Perfeito. Além disso, na minha JEM pessoal, tenho um ótimo recurso que é um filtro high-pass. Quando você abaixa o volume, a tendência é saturar o tom e isso aciona um capacitor que despeja tudo abaixo de 150. Isso deixa o tom lindamente limpo”, afirmou.

O trabalho em torno do design foi interessante, segundo Steve Vai. “Fiz alguns e a Ibanez me mandou vários desenhos. Escolhi essa guitarra que vocês estão vendo porque temos esses três modelos de cores, limitados, apenas para 2020. Incorporamos esse sinal de yin e yang em vários aspectos para haver sinergia entre os elementos”, disse, citando o corte que substitui o monkey grip acima dos captadores.

Um desafio para Vai foi suavizar o corpo da Ibanez PIA, já que a Ibanez JEM tem alguns elementos que não agradam o guitarrista. “Amo a JEM, mas seus contornos não são suaves, são um pouco chanfrados. A parte traseira da PIA está um pouco chanfrada, o que dá uma boa sensação, não imaginava que seria esse o resultado. Teria feito isso há 35 anos”, afirmou.

AInda durante o bate-papo, Steve Vai confirmou que a sigla PIA, além de “Paradise in Art” (“paraíso na arte”), é uma homenagem à sua esposa, que se chama Pia Maiocco. Veja, abaixo, a entrevista na íntegra:

Ibanez PIA é evolução da Ibanez JEM

Em vídeo institucional para a Ibanez, Steve Vai declarou que sua nova guitarra PIA é a evolução da JEM. “Tivemos 35 anos de sucesso com a JEM e não há planos para descontinuá-la. A PIA é como uma evolução da JEM”, afirmou.

A captação da PIA é diferente da JEM. “Eles foram feitos por Larry DiMarzio e trabalhei com a equipe no desenvolvimento. Começamos com o Evolution e eu queria uma sonoridade mais suave, amigável, com um pouco menos de médio e um pouco mais de saída”, disse.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp