Michael Angelo Batio revela o que inspirou criação de sua guitarra double neck

A guitarra double neck de Michael Angelo Batio é uma das criações mais curiosas da indústria dos instrumentos. Você sabia que a origem disso tudo veio do... jazz?
Foto: reprodução / YouTube

A guitarra double neck de Michael Angelo Batio é uma das criações mais curiosas da indústria dos instrumentos. Foi o próprio músico quem desenvolveu a guitarra, que tem dois braços e é usada para tocar harmonias diferentes.

Em entrevista ao podcast Perfect Turd, Michael Angelo Batio revelou a origem de sua guitarra double neck. A inspiração veio, curiosamente, de um saxofonista de jazz.

“Eu apenas queria fazer algo que fosse diferente. Quando era criança, vi um saxofonista de jazz que conseguia tocar dois saxofones ao mesmo tempo. Eu tinha 11 anos e pensei: ‘eu posso fazer isso na guitarra’. Foi o que fiz”, afirmou, citando o saxofonista Rahsaan Roland Kirk.

Batio, inclusive, aprimorou sua técnica usando duas guitarras diferentes ao mesmo tempo. O músico é ambidestro, o que facilitou na adaptação.

Anos depois, a double neck foi desenvolvida ao unir duas guitarras modelo Flying V. Entre todas as versões feitas por Michael Angelo Batio, a mais popular é a Dean Mach 7 Jet Double-Guitar.

Curiosamente, Batio foi além em sua invenção e criou a quad guitar, que traz quatro braços em uma mesma guitarra. O instrumento foi desenvolvido em parceria com a Gibson e foi construído por Wayne Charvel.

Na quad guitar, as duas guitarras da parte de cima têm 7 cordas cada. Já as outras inferiores trazem 6 cordas. Foi o instrumento mais usado por Batio em seus tempos no Nitro.

* Você está em busca de evolução na guitarra? O Music Clan oferece uma série de cursos para guitarristas que vão desde os estágios mais básicos aos avançados. Acesse o site e conheça!

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!