Brian May revela por que usa moedas ao invés de palhetas para tocar guitarra

Brian May é um guitarrista peculiar. O músico do Queen não apenas construiu a sua própria guitarra, com a ajuda do pai, como, também, usa uma moeda no lugar de uma palheta.
Fotos: reprodução / Instagram e YouTube

Para informações em tempo real sobre o mundo da guitarra, siga o canal da Guitarload no WhatsApp:

Brian May é um guitarrista peculiar. O músico do Queen não apenas construiu a sua própria guitarra, com a ajuda do pai, como, também, usa uma moeda no lugar de uma palheta.

O resultado é uma sonoridade única, que só Brian May consegue tirar. E, em entrevista ao canal Premier Guitar no YouTube, o músico revelou por que usa moedas em vez de palhetas.

“É toda uma jornada. Eu usava palhetas flexíveis porque achava que era a forma de tocar mais rápido, poir não afetar a maneira como você move seus dedos, seja para frente ou para trás. Descobri que não gostava, que preferia palhetas mais duras, por sentir mais da ação dos meus dedos”, disse May.

Por ter descobrto a preferência por palhetas mais duras, o músico apostou logo em um objeto que fosse ainda mais resistente que palhetas. A ideia era poder sentir, em seus dedos, tudo o que acontece na corda.

“Eu pensava que isso me daria zero flexibilidade, mas tenho toda a flexibilidade que preciso a partir das laterais da moeda. Adoro isso. Estou em contato total com as cordas, sinto tudo. Posso sentir até as serrilhas”, afirmou.

E como usar uma moeda no lugar de uma palheta? “Eu a seguro de forma mais livre, para que possa flexionar. Assim, você tem toda a flexibilidade, mas te dá variações caso esteja de forma muito paralela às cordas. É bem limpo e bem legal. Se você a inclina em graus variados, te dá uma espécie de ‘respingo’, que, em combinação com o calcanhar da mão, fornece quase o mesmo tipo de articulação que uma voz humana”, explicou, apontando que o som de “respingo” é como o de uma consoante na fala humana.

A moeda utilizada por Brian May é uma sixpence, de seis centavos, da Inglaterra – preferencialmente as fabricadas antes de 1956. “Elas não se desgastam e não desgastam as cordas, pois é de metal e aço mais macios. É como prata niquelada. Duram para sempre. Tenho milhares delas, são muito baratas. Muitas palhetas ficam presas debaixo da corda, o que não acontece com a moeda, que é redonda. Uma moeda de 10 centavos também funciona”, afirmou.

Assista à entrevista de Brian May (em inglês, sem legendas):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Comentários:
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp