Por que muitos tocam o riff de ‘Smoke on the Water’ errado, segundo Ritchie Blackmore

O riff de 'Smoke on the Water', do Deep Purple, é um dos mais famosos rock, mas Ritchie Blackmore, o criador, diz que muitos o tocam errado na guitarra e explica o motivo.
Foto: divulgação

O riff de ‘Smoke on the Water’, do Deep Purple, é um dos mais famosos e icônicos do rock. Não à toa, também é uma das primeiras passagens que muitos guitarristas aprendem a tocar.

Porém, o criador da obra, Ritchie Blackmore, diz em entrevistas que muitos músicos tocam o riff de forma errada. Em entrevista à ‘Guitar Player’, em 2016, por exemplo, ele revelou como ele reproduz a passagem musical.

Segundo Blackmore, o riff de ‘Smoke on the Water’ foi gravado originalmente na terceira posição, iniciando nas cordas A e D e, depois, pulando para as cordas D e G – e não na oitava, começando nas cordas E e A. Além disso, o guitarrista alertou: nunca se deve usar palheta para tocar as cordas neste riff. É direto com os dedos.

Quando fala da “terceira posição”, Blackmore quer dizer que:

  • O primeiro acorde, um G, deve ser reproduzido usando a quinta e a oitava nota – ou seja, um D (na 5ª casa da corda A) e um G oitavado (na 5ª casa da corda D)
  • Os outros acordes são todos reproduzidos usando as cordas D e G, com o mesmo sistema de ignorar a tônica e reproduzir apenas a quinta e a oitava.
  • O método de se tocar apenas a quinta e a oitava de um power chord quer dizer, basicamente, que o guitarrista deverá excluir o primeiro dedo, que faz a tônica. Para isso, é imprescindível que a corda superior, onde a tônica estaria sendo feita, não seja tocada. Neste caso, toca-se apenas as duas cordas pressionadas no braço.

No vídeo a seguir, gravado já nos tempos em que Ritchie Blackmore tocava no Rainbow, dá para ver perfeitamente como ele toca o riff. Deve-se ignorar apenas o fato de ele estar, aparentemente, usando palheta, pois, na gravação original, fere-se as cordas com os dedos:

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.