Foto: reprodução / YouTube

O lendário guitarrista Eric Johnson revelou por que tem preferência por tocar guitarra sempre de forma aberta, sem pressionar as cordas.

Os comentários foram feitos em um vídeo recente de Johnson no YouTube. O músico tem publicado uma série de dicas e até pequenas aulas de guitarra, em seu canal na plataforma, durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

“O que quero falar hoje é sobre o uso de diferentes cordas para tocar diferentes notas, em combinação com as cordas abertas”, disse, inicialmente.

O músico explica que, além da sonoridade, é possível fazer combinações menos usuais com as cordas abertas. “Sempre posso brincar com as cordas abertas: elas preservam o glissando (passagem suave de uma nota a outra) e dão a oportunidade de chegar a outra parte do braço da guitarra, com uma sonoridade bem legal”, afirmou.

Em seguida, Eric Johnson destaca que o uso de cordas abertas na guitarra traz uma sonoridade diferenciada. “Isso dá até uma timbragem diferente, pois você pode colocar as mesmas notas em cordas distintas. Oferece liberdade para criar o som que você quer, usando na posição de sua mão”, disse.

Veja o vídeo a seguir, com demonstrações de Eric Johnson: