John Mayer: ‘parei de tocar guitarra e passei a tocar música na guitarra’

John Mayer era como muitos outros guitarristas: pensava demais em equipamentos. Hoje, ele usa a guitarra como meio, e não como fim, de sua música.
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

John Mayer é conhecido por trazer uma abordagem de guitarra bem interessante a segmentos considerados mais pop da música. Dessa forma, ele conseguiu se tornar um dos artistas mais famosos dos últimos anos, com mais de 20 milhões de discos vendidos e algumas marcas expressivas acumuladas.

Durante uma recente masterclass junto do baterista de jazz Eric Harland e o produtor Josh Giunta, John Mayer falou um pouco de seu pensamento sobre música e guitarra. Mayer comentou que, no passado, era como muitos outros guitarristas: pensava demais em equipamentos e pouco em aprimorar sua própria habilidade e sensibilidade artística.

“Eu comprava várias guitarras, mas um dia eu mudei minha diversão: deixou de ser equipamento e passou a ser composição. O peso de se tocar um instrumento se afasta e fica só você e a música. É a perfeição”, afirmou, conforme transcrito pelo Music Radar.

Recentemente, inclusive, Mayer comentou que se “desafiou” há alguns meses a compor apenas no violão. “Sem truques ao gravar uma demo. Nada muito produzido. Se a música é boa nesse caso específico, ela tem que funcionar no violão”, disse.

Ainda durante o bate-papo, John Mayer disse que muitas pessoas pensam que tocar música é “tocar coisas, tocar equipamento, usar o equipamento, ouvir o equipamento”. Foi aí que houve uma mudança de concepção pessoal.

“Parei de tocar guitarra e comecei a tocar música na guitarra. Essa frase soa como um pequeno detalhe de semântica meio estúpido. Porém, você pode começar a usar a guitarra como um condutor daquilo que você quer tocar”, afirmou.

De acordo com o músico, muitos guitarristas parecem tocar guitarra “como se fosse alguém com uma câmera tirando fotos da pia, do gato ou da garagem, só para ter o que olhar”. “Tocar guitarra para chegar a um objetivo é o que muitos dos nossos ídolos, adorados por todos, fazem. Esses guitarristas são aqueles que tocam de olho fechado por uma hora e meia”, concluiu.

A masterclass pode ser conferida a seguir, em inglês e sem legendas:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp