Por que Steve Howe, do Yes e Asia, trocou pedais de guitarra por pedaleira

O guitarrista Steve Howe, notável pelos trabalhos com o Yes e com o Asia, além da carreira solo, disse que trocou os pedais de efeito por pedaleira há um bom tempo e revelou o motivo.
Foto: divulgação

O guitarrista Steve Howe, notável pelos trabalhos com o Yes e com o Asia, além da carreira solo, revelou em entrevista à Guitar World que não usa mais pedais de efeito. No lugar deles, o músico passou a utilizar pedaleira.

Durante o bate-papo, ele explicou o motivo. “Tenho ótimas guitarras, mas não uso aquela quantidade imensa de pedais. Usava bem no passado. Muitos achavam que se colocasse os pedais em um pedalboard, você não teria que montá-los sempre, não quebrariam ou soltariam tão fácil e você não tropeçaria. Tive pedalboards por anos, mas não tenho mais”, afirmou, inicialmente.

Howe comentou que o uso de pedais separados se tornou “ultrapassado” para ele. “Hoje em dia, meu equipamento é incrivelmente enxuto. Gosto de apertar um botão e mudar meu som radicalmente. Aperto um botão e tudo acontece de uma vez. Isso é como estar no céu”, declarou.

Em seguida, ele destacou que tem usado a linha de pedaleiras Helix, da Line 6. “A performance tem a ver com preparação. Demorou um tempo até que eu programasse tudo, mas a Line 6 Helix tem tudo que eu posso desejar. A Line 6 é uma das melhores empresas do ramo de guitarras e a linha Helix é incrível. Não tenho nada ruim a dizer sobre”, afirmou.

O músico pontuou que já usou vários tipos de pedais, como Big Muffs, Boomerang, wah-wahs diversos, entre outros. “Ainda tenho alguns deles, mas não uso. As pessoas se esquecem do mais importante: não é só sobre o guitarrista, a guitarra, os pedais, o amplificador, o microfone… também tem a ver com o técnico de gravação que você usa para gravar sua guitarra”, disse.

Steve Howe, então, conclui: “Dou crédito a quem é devido, pois há uma infinidade de sons para se tirar de uma gravação. A primeira coisa é quem está tocando e o que essa pessoa planeja apresentar. Isso segue por uma longa cadeia e termina no técnico de gravação sentado no estúdio”.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!