Foto: reprodução / Instagram

O músico Wolfgang Van Halen, filho de Eddie Van Halen, divulgou a primeira música de seu projeto solo, Mammoth WVH. A faixa, intitulada ‘Distance’, pode ser ouvida abaixo.

Wolfgang Van Halen estava se preparando para lançar músicas com o Mammoth WVH há algum tempo. O plano mudou quando Eddie Van Halen disse que seu câncer havia retornado. O jovem músico parou tudo para ficar junto de seu pai durante sua batalha – que, infelizmente, Eddie não venceu, pois faleceu no último mês de outubro.

Durante essa época, Wolfgang estava escrevendo materiais para seu futuro álbum solo, disponível via Explorer1 Music Group/EX1 Records em 2021, do qual o primeiro single, ‘Distance’ nasceu.

“Enquanto meu pai continuava a lutar contra vários problemas de saúde, eu imaginava como seria a minha vida sem ele e o quanto eu iria sentir a sua falta. É uma música muito pessoal, mas eu acho que qualquer pessoa pode se identificar com a ideia de passar por uma grande perda na vida”, explica Wolfgang Van Halen, em nota.

Compondo a música e performando toda a instrumentação e vocais para Mammoth WVH, ‘Distance’ é uma carta aberta a seu pai – que Wolfgang teve o prazer de conseguir tocar para ele e que se tornaria uma das favoritas de Eddie -, declarando: “não importa qual for a distância, eu vou estar com você”.

Wolfgang Van Halen – videoclipe de ‘Distance’

O vídeo de ‘Distance’ foi criado a partir de uma coleção de vídeos caseiros da família ao longo dos anos e oferece uma visão íntima de uma das personalidades mais notáveis do mundo da música. Depois de ver a família pelo passar dos anos, o clipe termina com uma mensagem de voz emocionante de Eddie para seu filho.

Assista ao videoclipe de ‘Distance’ a seguir:

“Eu não planejava que ‘Distance’ fosse a primeira música que as pessoas escutassem de mim, mas eu pensei que meu pai estaria aqui para comemorar seu lançamento. Isso é para ele. Eu te amo e sinto sua falta, pai”, declarou.

Doações

Uma organização muito próxima da família Van Halen é a Mr. Holland’s Opus Foundation. Eddie apoiava muito a organização, que ajuda crianças humildes a terem educação musical, através de inúmeras doações ao longo de sua vida. Seguindo ainda mais passos de seus pai, Wolfgang irá doar parte das vendas de ‘Distance’ para a fundação.

“Nossa conexão com Eddie cresceu a partir da sua natureza generosa, sua alegria quando via crianças aprendendo e tocando música, e principalmente, da sua compreensão do que é importante na vida. Eddie viveu através da sua música, e eu acredito que ele gostaria de ver essa forma de expressão crescer nos alunos. A música o salvou e ele amava retribuir por meio do que fazemos pelas crianças com o poder da música. Obrigada, Eddie. Nunca iremos te esquecer.”, diz Felice Mancini, presidente e CEO da The Mr. Holland’s Opus Foundation.