A réplica de Les Paul usada por Slash em ‘Appetite for Destruction’, do Guns N’ Roses

Muitos não sabem, mas a guitarra Les Paul de Slash na gravação do lendário álbum de estreia do Guns N’ Roses, ‘Appetite for Destruction’ (1987), é uma réplica da original, da Gibson.
slash
Foto: Mark Weiss / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Muitos não sabem, mas a guitarra Les Paul de Slash na gravação do álbum de estreia do Guns N’ Roses, ‘Appetite for Destruction’ (1987), é uma réplica da original, da Gibson.

O modelo foi feito pelo luthier Kris Derrig e chegou às mãos de Slash por meio de Alan Niven, empresário do Guns N’ Roses na época. Foi com essa guitarra que clássicos como ‘Sweet Child O’ Mine’ e ‘Welcome to the Jungle’ foram gravados.

A réplica de Les Paul de Slash

A réplica da Gibson Les Paul de Slash é a que está no meio desta imagem. A da esquerda seria um suposto segundo modelo adquirido do mesmo luthier. A da direita é de outro luthier, Peter “Max” Baranet (Foto: Roman Rist / reprodução)

No final de 1986, o Guns N’ Roses se preparava para gravar o álbum de estreia, ‘Appetite for Destruction’, em Los Angeles. Nessa época, Slash havia se desfeito de sua Gibson Les Paul e buscava um novo modelo.

Alan Niven decidiu procurar a guitarra Les Paul desejada por Slash para gravar o álbum. O empresário fez contato com Jim Foot, dono da loja de música Redondo Beach, que mostrou para ele a tal réplica feita por Kris Derrig.

A guitarra “falsa” havia sido feita por Kris com o intuito de arrecadar fundos para personalizar um de seus carros. Sem orçamento para comprar uma Gibson legítima, Alan acabou fechando negócio com Jim Foot.

O modelo acabou se tornando a Les Paul de Slash no fim de 1986. O luthier, infelizmente, faleceu poucos meses depois.

Os diferenciais da réplica de Les Paul de Slash

Apesar de inspirada no modelo Gibson Les Paul 1959, a guitarra feita por Kris Derrig tem diferenças notáveis em relação à original. Em primeiro lugar, os captadores utilizados foram do modelo Seymour Duncan Alnico Pro II – uma sugestão de Jim Foot, o dono da loja de música, para deixar os médios com mais brilho.

Além disso, o braço da guitarra era similar ao modelo Gibson Les Paul 1958, um pouco mais grosso.

Essas diferenças somadas resultaram nesse timbre único que até hoje não conseguiu ser reproduzido.

A gravação de ‘Appetite for Destruction’

As bases de guitarra de ‘Appetite for Destruction’ já haviam sido gravadas por Slash com outro instrumento quando Alan Niven finalmente trouxe a guitarra nova.

“A minha guitarra não estava soando bem e isso me preocupava”, conta Slash em entrevista à ‘Guitar Shop Magazine’.

O músico não imaginava que o disco acabaria entrando para a história justamente pelo timbre único da réplica, além, claro, de outras razões.

No final, todos os solos das músicas presentes em ‘Appetite for Destruction’ foram gravados com a réplica de Les Paul de Slash. Muitos guitarristas já tentaram reproduzir o som característico obtido naquele disco – sem sucesso, é claro.

“Eu tenho essa guitarra até hoje. Ainda soa muito bem!”, comentou o músico na mesma entrevista.

Divulgado em julho de 1987, ‘Appetite for Destruction’ demorou a estourar, mas começou a fazer sucesso em 1988. A partir dali, tornou-se um dos álbuns de rock mais vendidos da história, com mais de 20 milhões de cópias comercializadas.

A Gibson, por sua vez, lançou oficialmente um modelo similar ao de Slash. A ‘réplica da réplica’ ganhou o nome de ‘Slash Appetite Les Paul’ e é, até hoje, um dos modelos mais vendidos da marca.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp