Steve Hackett revela como começou a fazer tapping bem antes de Eddie Van Halen

Embora tenha evitado rotular-se como o criador do tapping, o guitarrista Steve Hackett, do Genesis, revelou como passou a adotar a técnica em suas músicas - antes mesmo da chegada do revolucionário Eddie Van Halen.
Foto: Gus Stewart / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Há um grande debate sobre quem foi o primeiro a fazer a técnica de tapping na guitarra, onde as duas mãos ficam no braço do instrumento. Eddie Van Halen foi o responsável por aprimorar e dar fama ao recurso, mas quem foi o criador? Seria Steve Hackett, do Genesis?

Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon, transcrita pelo Ultimate Guitar, o próprio Steve Hackett falou sobre o assunto. Embora tenha evitado rotular-se como o criador da técnica, que já era aplicada por músicos de jazz anos antes do Genesis ser fundado, ele revelou como passou a adotar o tapping em suas composições.

“Eu estava morando com meus pais após meu primeiro casamento dar errado. Um dia, eu estava sentado na cama, tocando em um pequeno amplificador, e queria tocar uma tríade, mas não conseguia fazer de forma rápida. Então, comecei a pressionar em uma das notas. Logo, vi que aquilo abriria outras possibilidades.”

Steve Hackett contou que adotou o tapping ao tocar em shows a música ‘The Musical Box’, lançada pelo Genesis em 1971. A versão em estúdio não traz a técnica, mas o músico a reproduzia ao vivo.

“Quando comecei a fazer o tapping na guitarra, Tony Banks (tecladista) fazia algumas harmonias comigo. Então, havia um guitarrista soando como tecladista e um tecladista soando como guitarrista. Isso criou um conceito de show.”

O primeiro tapping de Steve Hackett

A primeira vez em que Steve Hackett gravou tapping em estúdio foi no solo da música ‘Dancing With the Moonlit Knight’, presente no álbum ‘Selling England By the Pound’, de 1973. Naquele período, o Genesis recebeu um elogio de ninguém menos de John Lennon.

“Em 1973, John Lennon disse que o Genesis era uma das bandas de rock que ele ouvia, e esse foi o meu momento de maior orgulho no rock. Na primeira música do álbum daquele ano, ‘Dancing With the Moonlit Knight’, eu uso tapping, sweep picking e saltos de oitava. É como um protótipo para os shredders.”

Apesar de ter bastante técnica na guitarra, Hackett não abusava do tapping ou de outros recursos que demonstravam o quão habilidoso ele era.

“Se eu fizesse solos apenas daquele jeito, ficaria chato muito rapidamente, pois é bom ter diferentes dinâmicas e velocidades. É bom lembrar que os músicos dos Beatles estavam lançando músicas que não eram baseadas em técnicas. O segredo estava naquelas vinhetas melódicas que se transformavam em grandes músicas, embalando momentos da vida das pessoas.”

Tudo isso aconteceu, de fato, antes da chegada de Eddie Van Halen ao mundo da música. O primeiro álbum do Van Halen foi lançado em 1978. A banda foi criada apenas em 1974, quando as músicas citadas já haviam sido divulgadas.

A entrevista completa de Hackett pode ser ouvida no player a seguir, em inglês e sem legendas.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp