Kirk Hammett revela, enfim, como o pedal de wah wah entrou na vida dele

Kirk Hammett é bastante conhecido pelo uso do pedal de wah wah. E como o efeito entrou na vida do guitarrista do Metallica? Segundo ele, o produto chegou às suas mãos por meio de uma herança.
Foto: Brett Murray / reprodução / Twitter

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Kirk Hammett é bastante conhecido pelo uso do pedal de wah wah. Especialmente nos últimos anos, o guitarrista do Metallica tem acrescentado o efeito em seus solos, seja em estúdio ou ao vivo.

Em recente entrevista ao canal da Gibson no YouTube, transcrita pela ‘Guitar World‘, Hammett revelou como passou a usar o pedal de wah wah. Influenciado por nomes como Jimi Hendrix e Thin Lizzy, o guitarrista adquiriu o efeito e o acrescentou ao set antes mesmo da fama com o Metallica.

“Eu não tinha dinheiro nem para comprar um case de guitarra, então, eu usava um saco de lixo para guardar minha guitarra. Comprei meu primeiro pedal de wah wah após um parente meu falecer. Recebi uma herança pequena, de uns 150 dólares ou algo assim, e fui comprar o pedal.”

De acordo com Hammett, o pedal de wah wah abriu todo um universo de possibilidades para sua criatividade na música.

“Isso foi incrível, pois de repente eu senti que era capaz de fazer sons como Jimi Hendrix, mas também soar como Brian Robertson, do Thin Lizzy, ou Pat Travers. Sons que eu ouvia em vários álbuns.”

Empolgado, o guitarrista passou a treinar bastante com seu novo wah.

“Toquei com o pedal por meses a fio, estava sempre com ele plugado. Eu vivia trocando a bateria dele. Era uma ótima opção para levar meu estilo de tocar para outro campo. Eu queria um som distinto, uma direção, um ataque. Pisar naquele pedal de wah wah e encontrar um ponto nele mudou meu pensamento e minha forma de tocar instantaneamente.”

Kirk Hammett usa demais o pedal de wah wah?

Durante a entrevista, Kirk reconheceu que o wah wah pode servir de “muleta” para muitos guitarristas. Ele reconheceu, inclusive, que usa demais o efeito em algumas ocasiões.

“As pessoas dizem que usar um pedal de wah wah pode servir de muleta. E, sim, pode mesmo. Certamente, sou culpado nisso aí. Isso só acontece porque eu adoro demais o pedal de wah wah, mas a principal razão para usá-lo tanto é porque me inspira.”

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp