O Liquid Tension Experiment informou os primeiros detalhes de seu primeiro álbum em 22 anos. Intitulado ‘LTE3’, o disco chega a público pela gravadora InsideOut Music no dia 26 de março.

O projeto, vale lembrar, reúne o baterista Mike Portnoy (Transatlantic, Sons of Apollo), o guitarrista John Petrucci (Dream Theater), o tecladista Jordan Rudess (Dream Theater), e o baixista Tony Levin (King Crimson, Peter Gabriel).

‘LTE3’ dá sequência aos álbuns ‘Liquid Tension Experiment’ (1998) e ‘Liquid Tension Experiment 2’ (1999), onde o quarteto aposta em músicas instrumentais, em uma pegada bem progressiva. A pré-venda no exterior começa em 22 de janeiro.

Serão, ao todo, oito músicas instrumentais, além de uma jam improvisada de quase uma hora como bônus em edições limitadas. Uma prévia já liberada pode ser conferida abaixo:

Em nota, o guitarrista John Petrucci comentou:

“Após mais de 20 anos desde a última vez que gravamos juntos, entramos no estúdio e sentimos como se o tempo não tivesse passado! Toda a magia que deixou tão especiais os primeiros dois álbuns do LTE ainda estava lá. Estou orgulhoso do que criamos juntos e mal posso esperar que todos ouçam.”

O baterista Mike Portnoy declarou:

“A melhor coisa que saiu de 2020 foi essa tão esperada reunião! E certamente valeu a pena esperar, pois após todos esses anos, a química ainda estava lá e mais forte do que nunca.”

Liquid Tension Experiment – ‘LTE3’

  1. Hypersonic (8:22)
  2. Beating The Odds (6:09)
  3. Liquid Evolution (3:23)
  4. The Passage Of Time (7:32)
  5. Chris & Kevin’s Amazing Odyssey (5:04)
  6. Rhapsody In Blue (13:16)
  7. Shades Of Hope (4:42)
  8. Key To The Imagination (13:14)

Bônus das edições duplas: quase uma hora de jams improvisadas.