Por que o solo de “Crazy Train”, de Randy Rhoads, soa dissonante quando você o toca

Segundo youtuber, trecho conta com duas gravações de guitarra feitas de maneira simultânea
Foto: divulgação

A música “Crazy Train”, um dos maiores sucessos de Ozzy Osbourne, foi lançada no disco “Blizzard of Ozz”, o primeiro da carreira solo do cantor. A faixa conta com solos extraordinários de Randy Rhoads, difíceis de serem reproduzidos com exatidão por outro guitarrista.

Em um vídeo do canal Art of Guitar, transcrito pela Ultimate Guitar, o youtuber Mike resolveu dissecar a gravação original do solo de “Crazy Train”. O músico queria descobrir por que suas tentativas de interpretar o clássico nunca soam perfeitas, mas sim dissonantes.

A conhecida dificuldade do solo, segundo Mike, já é um obstáculo. “Não somos o Randy, então não vamos soar como ele”, explicou.

Em seguida, o youtuber observou que existem, na verdade, duas guitarras simultâneas no solo de “Crazy Train”. “Cada uma fica em um lado do fone de ouvido. Quando percebi isso, comprei um pedal de chorus para tentar reproduzir o efeito, mas não deu certo. Essa é outra razão pela qual não conseguimos soar como a versão de estúdio”, contou.

Randy Rhoads e o solo de Crazy Train

A dissonância da gravação, segundo Mike, vem do fato de que Randy Rhoads está tocando notas diferentes nos dois takes. “As pessoas ficam bravas e dizem: ‘Como assim? Ele não cometeria um erro!”, comentou.

De acordo com o youtuber, a explicação para o “erro” vem da criatividade do guitarrista. “Deve ser muito difícil querer tocar a mesma coisa duas vezes seguidas quando você está no estúdio. Então, temos essas pequenas anomalias. Isso cria um efeito dissonante insano”, completou.

Assista no vídeo a seguir:

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!