Guitarrista mixa música somente com pedais e mostra resultado; ouça

Produtor utilizou principalmente efeitos de chorus, delay e compressor para obter resultado
Foto: reprodução / YouTube

Existem no mercado diversas ferramentas que adicionam efeitos em cada instrumento de forma separada durante o processo de mixagem. Porém, em uma iniciativa curiosa, o guitarrista e produtor Lisciel Franco aceitou o desafio de utilizar apenas pedais de guitarra e baixo para inserir esses efeitos nas tracks.

Para mixar a música “Dead Vultures”, do artista Misael Pacheco, Lisciel Franco contou principalmente com pedais da marca Fuhrmann. “Usei basicamente chorus, delay e compressor. Todos os instrumentos estavam bem gravados, isso ajudou no trabalho”, explicou, em entrevista à Guitarload.

Diante do caráter curioso desse processo, Lisciel decidiu fazer um vídeo mostrando como realizou o trabalho. O produtor detalhou o passo a passo do que ele chamou de “mixagem conceitual”.

“O ponto de partida foi a timbragem de cada faixa individual. Depois acertei os volumes para então passar tudo por um compressor na mixagem final”, comentou.

De acordo com o profissional, um dos grandes desafios desse tipo de mixagem é a lentidão do processo, que necessita de muitos cabos e pedais. Outro ponto foi entender o que a música estava pedindo para, então, regular o volume e ajustar os pedais da melhor maneira possível.

Confira o processo de mixagem com pedais no vídeo incorporado abaixo:

Mixando com pedais

No que diz respeito à ordem dos instrumentos na mix, a linha de canto foi a primeira a ser trabalhada. “Utilizei um efeito estéreo utilizando dois chorus na voz. Gosto muito desse resultado”, observou.

O baixo foi o último instrumento mixado, com o auxílio de um pedal de slapper e um de gate. O produtor explicou que o compressor no final tem o objetivo de “amornar” o som.

Os pedais, segundo ele, foram fundamentais para compor o timbre ao longo do processo.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!