Pat Metheny e a história de Pikasso, seu curioso violão de 42 cordas

Batizado de “Pikasso”, instrumento foi utilizado em diversos discos ao longo da carreira do guitarrista
Foto: reprodução / Facebook

Diversos músicos já tocaram guitarras com 7, 8 ou 12 cordas com o objetivo de obter uma sonoridade mais pesada ou ter mais opções de arranjos. O guitarrista de jazz Pat Metheny, entretanto, é dono de um curioso violão com nada menos do que 42 cordas.

O “instrumento único”, batizado de “Pikasso”, foi construído em 1984 pela luthier canadense Linda Manzer a partir de um pedido de Pat.

“Mostrei para ela um rascunho e perguntei se era possível fabricar um violão com 42 cordas. Desde então, já usei ele em várias ocasiões na minha carreira”, revelou o músico.

A história sobre o violão de Pat Metheny veio à tona durante uma entrevista do guitarrista para a rádio da BBC, transcrita pela Ultimate Guitar. Durante a conversa, ele lembrou que chegou a utilizar recentemente o curioso instrumento na faixa “Für Alina”, que encerra seu novo disco “Road To The Sun”, lançado neste ano.

Pat Metheny e seu violão de 42 cordas

Foto de Manfred Schweda – www.thisfabtrek.com

Ao longo de sua carreira, Pat Metheny utilizou seu violão Pikasso em diversos álbuns, como o “Quartet” (1996) e o “Imaginary Day” (1997). Para chegar nesse formato único, Linda desenvolveu o que chamou de design “Manzer Wedge”.

Funciona assim: o violão apresenta as laterais mais estreitas sob o braço para permitir que o guitarrista tenha visão de todas as cordas quando colocar o instrumento no pescoço. Além disso, o modelo apresenta dois furos e uma geometria pensada para facilitar o cruzamento das diversas cordas.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!