eFestival: últimos dias para inscrição no concurso para músicos, com prêmios em dinheiro

Artistas de todo o Brasil poderão suas músicas até o dia 30 de junho para avaliação do júri técnico

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O eFestival, concurso musical digital com 20 anos de história no Brasil, está prestes a encerrar seu período de inscrições para 2021. Artistas de todo o Brasil poderão suas músicas até o dia 30 de junho para avaliação do júri técnico, concorrendo a diversos prêmios, inclusive em dinheiro.

Até o momento, a edição 2021 apresenta, além da opção de inscrição para o público geral, inscrições exclusivas para profissionais da saúde e corretores de seguros, nas categorias Canção e Instrumental.

Há representantes de praticamente todo o País, com liderança de São Paulo (27%), seguido de Bahia (13%), Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais (10%), Rio Grande do Sul (5%), Ceará, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina (3%), Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Pará (2%). Os demais estados ficam com 1%.

Assim como nas edições anteriores, o projeto é dividido em quatro etapas: inscrições, análise curatorial, votação popular e, por fim, premiação.

O festival é dividido em duas categorias – eFestival Instrumental e eFestival Canção – e três subcategorias – público geral, profissionais da saúde e corretores de seguros. Para inscrição nas duas últimas, é obrigatória a apresentação do registro de atividade ativo (CRM, Susep, entre outros).

A edição 2021 do eFestival Instrumental tem patrocínio máster da SulAmérica e apoio da UNINASSAU, e o eFestival Canção é assinado pela Chilli Beans e também pela seguradora, que acaba de completar 125 anos de história.

Com produção da Dançar Marketing, a plataforma eFestival é realizada em parceria com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Etapas do eFestival

Durante a primeira etapa, que acontece entre os dias 1º de março e 30 de junho, os artistas devem acessar o site oficial do eFestival para conhecer o projeto, seu histórico, o tutorial com o passo a passo de como se inscrever e o regulamento detalhado – além, claro, de efetivar suas inscrições.

Tutorial em vídeo do eFestival Instrumental:

Já na segunda etapa, os curadores do projeto (o jornalista, editor e crítico musical Carlos Calado, e o maestro, arranjador, produtor, compositor e pianista Ruriá Duprat), em parceria com dois especialistas do júri técnico, irão selecionar os dez finalistas de cada subcategoria. Eles vão julgar aqueles que melhor atendem os critérios expostos no regulamento oficial – criatividade, originalidade, harmonização, interpretação e voz (este último apenas na categoria Canção).

Os finalistas serão divulgados no dia 29 de julho e a votação popular na internet acontecerá a partir do dia 30 do mesmo mês e ao longo do mês de agosto.

Tutorial em vídeo do eFestival Canção:

Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de setembro, premiando os cinco primeiros colocados de cada subcategoria com coaching ministrado pelos curadores e premiação em dinheiro (R$ 30 mil bruto para cada categoria) para os três primeiros.

Além disso, os grandes campeões de cada subcategoria irão dividir o palco com importantes nomes da música nacional.

Sobre

O eFestival Instrumental conta com patrocínio master da SulAmérica e apoio da Uninassau. Já a categoria Canção é assinada pela Chilli Beans e também pela seguradora.

Idealizado e realizado pela Dançar Marketing, que neste ano inicia as celebrações de seus 40 anos como a mais consistente empresa de marketing cultural do Brasil, a plataforma eFestival é uma parceria com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Confira, abaixo, algumas dúvidas recorrentes respondidas pela gestão do eFestival.

Perguntas e respostas

  1. Quais as categorias em que posso me inscrever?

O eFestival possui 2 categorias, Instrumental e Canção. Em cada categoria você terá 3 subcategorias para inscrição: Profissionais da Saúde; Corretores de Seguros; Público Geral.

  1. Qual a diferença entre as subcategorias?

Os participantes podem escolher a subcategoria que mais se adequa à sua condição. Profissionais da Saúde e Corretores de Seguros deverão inserir, no ato de sua inscrição, o número do Registro Ativo em sua atividade profissional, sendo responsabilidade do participante a veracidade dos dados, sob penalidade de desclassificação caso seja constatada a não veracidade dos dados.

  1. É possível utilizar o mesmo CPF para se inscrever mais de uma vez?

Cada CPF é válido para 1 inscrição em cada categoria (Instrumental e Canção). A inscrição é vinculada a um CPF válido. O sistema não permite, numa mesma categoria, duas inscrições com o mesmo CPF em diferentes subcategorias (ex. Profissional da Saúde e Público Geral).

  1. Quantas vezes cada participante pode se inscrever?

É permitida uma 1 única inscrição em cada categoria, canção e instrumental, respeitando os critérios dos regulamentos.

  1. No caso da subcategoria “Profissionais da Saúde” e “Corretores de Seguros”, todos os integrantes da Banda devem ter o registro de atividades no órgão regulamentador?

Não. Apenas o representante da Banda, que deverá estar inscrito no site.

  1. Quais atividades se enquadram na subcategoria “Profissionais da Saúde”?

A plataforma eFestival aceita, em sua subcategoria de Profissionais de Saúde, profissionais que possuam Registro Ativo (habilitação profissional) de reconhecimento legislativo, sendo imprescindível a apresentação do documento comprobatório. As demais profissões correlatas à áreas da saúde, sem categorização e registro (ou inativas), não poderão ser enquadradas nesta subcategoria. A lista de Áreas da Saúde habilitadas como subcategorias para o eFestival, são: Biologia; Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Radiologia; Terapia Ocupacional.

  1. Como é feita a inscrição?

A inscrição é feita no próprio site, enquanto o período de inscrição estiver aberto. O participante deverá, obrigatoriamente, preencher todos os dados da ficha de inscrição: aceite do regulamento, nome, CPF, telefone, e-mail, instrumento, link da música no YouTube, página web ou redes sociais do inscrito, autoria da performance inscrita, mini biografia, e foto. A inscrição somente será efetivada após clicar em “enviar”. É necessário aguardar a mensagem de “Inscrição realizada com sucesso”. A confirmação da inscrição e participação será enviada por e-mail. No site, em cada uma das categorias, Carlinhos Brown ou com Tony Bellotto, ensinam o passo a passo de como se inscrever.

  1. O concurso é realizado em quantas etapas?

O eFestival é realizado em 4 etapas: a primeira etapa é direcionada às inscrições; a segunda etapa é destinada à curadoria; a terceira etapa é a votação popular; a quarta etapa é a divulgação dos resultados e premiação.

  1. Quais os critérios de avaliação?

O participante será avaliado por sua criatividade, originalidade, harmonização, interpretação e, no caso da categoria Canção, voz.

  1. Qualquer um pode participar?

O concurso é válido para maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados e/ou estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos 02 (dois) anos. Cada artista ou banda participante terá direito a concorrer com apenas 01 (uma) música, em cada categoria, podendo ser uma composição de sua autoria ou de autoria de terceiros, conforme consta em regulamento. Não poderão participar do eFestival quaisquer artistas ou bandas que tenham sido vencedores em edições anteriores do concurso, sob pena de desclassificação automática, se identificada sua participação a qualquer tempo, sem possibilidade de pedido de reconsideração.

  1. Artistas profissionais podem participar?

É vedada a participação, no eFestival, de Artistas Profissionais, assim entendidos aqueles que:

• Já tenham disco lançado, em carreira solo, por selo ou por gravadora;
• Que tenham carreiras gerenciadas por produtores musicais profissionais;
• Cuja produção, administração, marketing ou distribuição de suas obras musicais tenham sido realizados por gravadora ou selo.

  1. O concurso é válido somente para músicas autorais?

Os participantes podem participar com músicas autorais e/ou interpretações de autoria de terceiros. Na hipótese de a música (letra, melodia – tons e ritmos – e/ou interpretação) concorrente envolver direitos de terceiros, integral ou parcialmente, caberá exclusivamente ao participante a obtenção de autorização específica referente a utilização de direitos patrimoniais de autor sobre a música concorrente, junto aos terceiros detentores dos direitos, sejam autores e/ou editoras, isentando expressamente a PRODUTORA e os patrocinadores do eFestival, de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre a utilização de obras de terceiros.

  1. Sou deficiente. Posso participar?

Sim, o site tem acessibilidade para deficientes. Basta preencher o questionário e gravar seu vídeo tocando ou cantando uma/sua música . Todos têm as mesmas chances.

  1. Faço 18 anos ainda esse ano. Posso participar?

Somente serão aceitas as inscrições daqueles que tiverem 18 anos completos até a data de inscrição.

  1. O que pode ocasionar a desclassificação do participante?

Serão automaticamente desclassificados vídeos/músicas que contenham ou exibam em seu conteúdo ou em seu título qualquer menção ou imagens de marcas ou produtos de terceiros, sejam eles concorrentes dos patrocinadores e apoiadores ou não, palavras de baixo calão, palavrões, ofensas ou ato discriminatório ao nome ou moral de qualquer pessoa ou entidade, ou ainda que façam referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais. Serão igualmente desclassificados os vídeos/imagens que instigarem atividades ilegais ou criminosas. A decisão sobre a desclassificação será discricionária e irrecorrível do Comitê Seletivo, caracterizado no item 4.1 do Regulamento. Artistas ou Bandas que enviarem arquivos de baixa qualidade técnica sonora que prejudiquem a avaliação serão desclassificados do eFestival.

  1. O que pode ocasionar a desclassificação do participante?

Serão automaticamente desclassificados vídeos/músicas que contenham ou exibam em seu conteúdo ou em seu título qualquer menção ou imagens de marcas ou produtos de terceiros, sejam eles concorrentes dos patrocinadores e apoiadores ou não, palavras de baixo calão, palavrões, ofensas ou ato discriminatório ao nome ou moral de qualquer pessoa ou entidade, ou ainda que façam referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais. Serão igualmente desclassificados os vídeos/imagens que instigarem atividades ilegais ou criminosas. A decisão sobre a desclassificação será discricionária e irrecorrível do Comitê Seletivo, caracterizado no item 4.1 do Regulamento. Artistas ou Bandas que enviarem arquivos de baixa qualidade técnica sonora que prejudiquem a avaliação serão desclassificados do eFestival.

  1. Quais as especificações dos arquivos que devem ser enviados?

• Foto do Artista ou da Banda, o arquivo deve ser enviado pelo site em alta
resolução, com extensão JPEG ou PNG e tamanho máximo de 3MB;

• Link no YouTube. O participante deve subir o vídeo da música em sua própria página do YouTube e disponibilizar o link, para avaliação do comitê julgador, na plataforma de inscrição. Serão aceitos somente vídeos no YouTube, demais plataformas de streaming desclassificarão o vídeo.

• Mini biografia: O participante deve desenvolver um texto de mini biografia, com no máximo 3000 caracteres e inserir o release na plataforma, no local indicado.

• Página do Artista ou Banda: O participante deverá inserir um Link da Página Web ou de suas redes sociais.

  1. O que é necessário ou obrigatório para a votação?

Os internautas deverão seguir o modelo de votação, preenchendo e-mail e REcaptcha, para estarem aptos a votar.

  1. Quando começa a fase de votação popular?

Os resultados serão divulgados dia 29 de julho de 2021 e a votação popular estará disponível no site do eFestival a partir do dia 30 de julho de 2021.

  1. Quando será divulgado o resultado final?

O resultado do eFestival será divulgado no dia 15 de setembro de 2021.

  1. No caso do ganhador ser premiado por uma inscrição de performance de terceiros (não autoral), quais documentos deverão ser apresentados para a gravação do single?

O participante deverá obter autorização específica referente a utilização de direitos patrimoniais de autor e conexos sobre a obra musical, junto a qualquer terceiro que tenha estes direitos.

Estes terceiros podem ser o próprio autor, mas podem envolver editoras e gravadoras, conforme cada caso, o que exige que o participante pesquise e conheça os detentores dos direitos da obra que deseja utilizar para compor sua gravação, solicite autorização de cada um, e formalize mediante assinatura de um termo de autorização. Seguem abaixo diretrizes de como fazer:

1) Identificar o(s) autor(es) da obra utilizada. Essas informações podem ser obtidas junto ao próprio autor ou herdeiros, quando falecido. Adicionalmente, os detentores dos direitos (participantes) de algumas obras podem ser localizados nos websites: ubc.org.br/consulta e ecadnet.org.br.

2) Entrar em contato com os responsáveis.

3) Obter termo de autorização assinado, conforme modelo disponibilizado em link no site www.efestival.com.br, com as condições aceitáveis e necessárias, e que deve ser utilizado pelo participante para firmar compromisso com os detentores dos direitos.

ATENÇÃO: Caso não tenha ou não seja possível obter tais autorizações em tempo hábil, utilize uma obra de sua própria autoria, evitando que não possa receber todos os prêmios conforme regulamento.

  1. Enviei minha inscrição com vídeos caseiros; eu terei menos chances comparadas àqueles que fizerem vídeos elaborados e mais profissionais?

O material deve fazer uma boa qualidade técnica. Essa é pode ser uma grande chance! Capriche!

  1. Se eu enviei a minha inscrição muito no fim do prazo, eu terei menos chances?

Todas as inscrições enviadas, em qualquer etapa do prazo de inscrições, serão avaliadas pela equipe de avaliação. Desde que enviadas dentro do prazo, todas as inscrições terão as mesmas chances.

  1. Posso mandar meu vídeo com slides de fotos e minha música de fundo?

Não. Só será valido se pudermos avaliar você tocando ou cantando. Somente assim teremos certeza que é de fato a sua performance. Videoclipes e slides de fotos serão automaticamente desclassificados pelo comitê seletivo

  1. Na categoria Canção, posso mandar um vídeo dublando a minha música?

Não. Queremos ouvir você executando a música escolhida. Faça um vídeo cantando sua música. Dublagens serão desclassificados pelo comitê seletivo.

  1. Tem algum problema se no meu vídeo aparecer algum nome ou imagem de marca ou produto?

Não serão aceitos vídeos de caráter comercial ou de divulgação da qualquer marca ou produto. Caso seu vídeo tenha algum apelo neste comercial ou de divulgação, será automaticamente desclassificado.

  1. Eu já enviei a minha inscrição pela Internet. Eu receberei algum retorno da produção, durante o processo de seleção, com alguma nota ou avaliação do material que enviei?

Não. Você não receberá nenhum retorno de avaliação do seu material. Uma vez recebida a informação “Inscrição realizada com sucesso ”, aguarde. Caso você seja um dos selecionados, a produção do eFestival irá entrar em contato através dos dados constantes na ficha de inscrição do artista/banda.

  1. Não gostei do material que enviei. Posso mandar outro?

Não. Cada candidato só pode mandar um único material, uma única vez, em cada uma das categorias – Instrumental ou Canção. Inscrições duplicadas serão desclassificadas. Além disso, o sistema não permite duas inscrições com o mesmo CPF, na mesma categoria. Todos os candidatos têm chances iguais.

  1. Quem tem acesso ao meu cadastro e às respostas do questionário?

Somente a equipe de produção do eFestival e o Comitê de Seleção. Não se preocupe, pois seus dados serão tratados com sigilo e responsabilidade, conforme descrito no Termos de Uso do site.

  1. Depois que finalizar minha inscrição pela Internet, ou seja, após enviar o vídeo, posso voltar ao questionário para alterar ou editar algum dado?

Não. Uma vez enviada a inscrição, o candidato não terá mais acesso ao questionário, portanto, tenha muita atenção quando for preenchê-lo.

  1. Posso responder fora de ordem?

Não. Todos os campos são obrigatórios, portanto é necessário responder na ordem para passar para a próxima etapa.

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