Jimmy Page revela como criou o solo de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin

Músico contou que processo foi “bem rápido” e se desenrolou como um “fluxo de consciência”
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O solo de guitarra de Jimmy Page no clássico “Stairway to Heaven” é um dos momentos mais marcantes da carreira do Led Zeppelin. Como foi criada e gravada essa passagem, que alia ganchos melódicos envolventes com a agressividade que a faixa pede em seus momentos finais?

O guitarrista revelou, em entrevista à Classic Rock, que o processo foi “bem rápido” e se desenrolou como um “fluxo de consciência”.

“Sempre deixo para gravar meus solos no final, quando já estou imerso na música”, explicou Page, que, como habitual, também assina a produção do trabalho. “Basicamente, peguei minha Telecaster, respirei fundo e falei para iniciar a gravação. Tudo foi bem rápido”, completou.

Jimmy Page e o solo de “Stairway to Heaven”

Durante o bate-papo, Page explicou que chegou a cometer algumas falhas na hora de registrá-lo em estúdio. Todavia, ele revelou que não considera o solo difícil nem elaborado de uma maneira geral.

“Improvisei da mesma forma que faço nos shows. Quando toco essa música ao vivo, procuro manter o solo da gravação, mas nunca é exatamente o mesmo. As pessoas dizem que é o meu melhor solo, isso é ótimo, mas na verdade tem outros trabalhos que eu prefiro”, revelou.

Gravada no estúdio Basing Street, da Island Records, em Londres, “Stairway to Heaven” se tornou um dos maiores sucessos da história do rock. A faixa está presente no icônico disco “Led Zeppelin IV”, lançado pela banda em 1971.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp