Marty Friedman conta por que segura a palheta de forma tão estranha

Ao tocar com pulso dobrado, músico evitaria abafar cordas acidentalmente durante solos

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista Marty Friedman chama atenção por conseguir soar preciso e técnico mesmo com uma maneira nada convencional de segurar a palheta, com o pulso dobrado para baixo. Qual seria o motivo dessa postura estranha?

Em entrevista ao canal da youtuber Kylie Olsson, com trechos transcritos pelo Ultimate Guitar, o ex-integrante do Megadeth contou que a ideia é evitar que sua mão acidentalmente abafe as cordas durante os solos. Fim do mistério!

Ainda que não saiba como começou a palhetar dessa maneira, Friedman explicou que adotou esse estilo desde o início de seus estudos na guitarra. “Tem um vídeo da época da escola onde eu já tocava assim. Ninguém me disse para eu usar a palheta daquela forma, simplesmente aconteceu”, afirmou.

O músico disse que não sabe como tomou a “subliminar decisão” de palhetar dessa forma. Friedman explicou que “inconscientemente” suas mãos começaram a se afastar das cordas, prevenindo um palm mute indesejado.

Marty Friedman e a forma de segurar a palheta

Em outro momento da entrevista, Marty Friedman afirmou que não vê problema em abafar as cordas durante riffs mais rítmicos. A presença de palm mute durante solos, entretanto, desagrada o ex-guitarrista do Megadeth.

“Ao abafar as melodias na hora do solo, as notas acabam se perdendo. Com essa minha palhetada, minha mão fica o mais distante possível das cordas. As notas soam inteiras e ricas, então foi uma decisão meio que subliminar, não foi planejado”, disse.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp