James Hetfield explica sua forma curiosa de segurar a palheta, com três dedos

Guitarrista e vocalista do Metallica afirma que usar dedo do meio traz “mais estabilidade” ao tocar
Foto: reprodução / Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Desde o início de sua carreira, James Hetfield chama atenção pela maneira curiosa de segurar a palheta: o vocalista e guitarrista do Metallica utiliza o dedo do meio além dos habituais indicador e polegar.

Em uma antiga entrevista à Total Guitar, resgatada recentemente, o músico revelou o porquê de tal abordagem ao segurar a palheta. Ele explicou que os três dedos impedem que o acessório se mova e asseguram “mais estabilidade” na hora de tocar.

Tocar dessa forma “sempre fez sentido” para ele, já que essa era a maneira com que ele costumava segurar o lápis na época da escola. “Os professores diziam que estava errado e batiam em mim, mas simplesmente funcionava para mim”, observou.

A palhetada de James Hetfield

Em outro ponto do bate papo, o frontman do Metallica afirmou que já tentou tocar da forma convencional – com apenas dois dedos – para ver como se sentia. Todavia, não conseguiu o mesmo resultado que a adição do dedo do meio proporciona.

Famoso pela palhetada rápida e precisa sempre para baixo, James Hetfield desenvolveu uma maneira particular de compor e tocar riffs. O estilo de palhetar que acabou contribuindo para definir a sonoridade do Metallica fica evidente em músicas mais velozes, como “Master of Puppets”.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp