A história do New Yorker, único captador single-coil da Epiphone

Origem do nome veio da cidade em que estava a localização de uma fábrica da empresa nos anos cinquenta
New Yorker

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

As guitarras da marca Epiphone são historicamente conhecidas pelo uso da captação do tipo humbucker. No final da década de quarenta, entretanto, a empresa desenvolveu o captador Spectrum, apelidado depois de “New Yorker”, o único single-coil da fabricante até os dias de hoje.

O  captador “New Yorker” ganhou esse nome devido a origem de sua fabricação: quando a Epiphone foi comprada pela Gibson, em 1957, o estoque de peças da empresa, incluindo os captadores single-coil modelo Spectrum, foi enviado de Nova York para Michingan. O apelido, “New Yorker”, surgiu daí.

Em entrevista à Guitar World, o especialista em captadores Curtis Novak explicou que os Spectrum são, de fato, single-coil, e não mini-humbuckers. Estes só foram introduzidos no mercado na década de sessenta.

“Definitivamente o Spectrum é single-coil. É difícil definir o som desses captadores. Eles variam muito na construção interna porque foram feitos à mão. O espaçamento dos polos não é uniforme. Ele tem um design complicado, que faz ele soar como humbucker”, explica Curtis.

A popularidade do New Yorker

Apesar das inconsistências, o especialista afirmou que muitos clientes gostam da sonoridade desse tipo de captador. “De vez em quando, alguém aparece com um spectrum na minha oficina. Eles quebram muito porque o plástico é muito frágil. Eu não anuncio, mas se um cliente pedir, posso construir um ‘new yorker’”, diz.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp