Lucas Silveira faz análise da harmonia de clássicos do pagode e compara com jazz; assista

Músico dissecou canções famosas de bandas clássicas do gênero como Os Travessos e Kiloucura
Lucas Silveira

Desde que ganhou popularidade nos anos 1990, o pagode se tornou um dos estilos mais famosos no Brasil. Em uma série de vídeos postados em seu Twitter e Tik Tok, o guitarrista e vocalista Lucas Silveira, do Fresno, fez uma divertida análise da harmonia desses clássicos e revelou a complexidade por trás desses sucessos.

Em um dos vídeos, Lucas Silveira aparece tocando piano enquanto analisa a nada óbiva harmonia da música “Pela Vida Inteira”, do grupo Kiloucura. “Essa música é uma beleza, já começa com um Dó aqui. Isso é o mais puro jazz. No pagode, você pode botar quantos acordes quiser na harmonia. No refrão tem aquela subida que tem em todas as músicas da MPB”, analisa.

Outra música que ganhou uma análise detalhada de Lucas Silveira foi “Tô Te Filmando”, da banda Os Travessos. Segundo o músico, a beleza da canção faz com que o clássico do pagode seja “superior a qualquer jazz”.

“Essa música tem uma progressão meio Michael Sullivan. Qualquer roqueirinho faria assim, mas eles não. Ao invés de fazer só um Lá, colocam vários outros acordes. Depois passam para o diminuto. Esse é um acorde que dá esperança!”, comenta.

Lucas Silveira e as músicas de pagode

Em meio a análise dos clássicos do pagode, Lucas Silveira também disse que tem um sonho de criar um canal no YouTube dedicado a destrinchar a harmonia das músicas do gênero. “Tenho vontade de criar o canal ‘Pagode Supremacy’, onde analiso a harmonia de célebres pagodes do nosso cancioneiro e mostro como músicas imensamente populares podem ter harmonias muito muito cavalares e complexas”, disse.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.