Gibson perde processo contra Warwick por plágio de Flying V em signature de Wolf Hoffmann (Accept)

Fabricante americana alegava semelhança entre modelos, que poderia levar potenciais clientes a se confundir na hora da compra
Gibson Warwick

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A Gibson perdeu um processo aberto em 2014 contra a Warwick onde acusava a fabricante alemã de plagiar seu clássico modelo Flying V no caso da guitarra Framus Wolf Hoffmann, signature do guitarrista do Accept.

Os advogados da marca alegavam que os clientes da empresa americana poderiam se sentir confusos sobre a origem do instrumento, devido a semelhança da Flying V com a guitarra de Wolf Hoffmann. Em um primeiro momento, o Tribunal Regional de Hamburgo, na Alemanha, decidiu o caso em favor da Gibson.

Como noticiado na Guitar World, em novembro de 2020, entretanto, o Tribunal Regional Superior do país reverteu a decisão. Representantes da Warwick defenderam que, apesar do mesmo formato, é possível fazer uma “distinção clara” entre os instrumentos.

“A referência a cada um dos fabricantes é clara e, portanto, clientes em potencial não serão induzidos ao erro. O Tribunal Regional Superior não viu qualquer exploração injusta da reputação da Gibson, já que ambas as guitarras apresentam qualidade superior”, afirmou.

A disputa entre Gibson e Warwick

Não conformada com a decisão, a Gibson acionou a Suprema Corte da Alemanha. Em decisão final no último dia 22 de setembro, no entanto, o Tribunal manteve a decisão favorável à Warwick. Esse era o último recurso disponível para a fabricante recorrer, portanto o caso foi considerado como encerrado e vencido de maneira definitiva pela fabricante alemã.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp