Como conselho de Eddie Van Halen influenciou sonoridade de “Hysteria”, do Def Leppard

Seguindo dica do guitarrista, Phil Collen modificou captação de Stratocaster que havia ganhado de sua mãe
Phil Collen

Quando um dos maiores mestres da guitarra de todos os tempos resolve dar um conselho sobre o instrumento, provavelmente é melhor você ouvir. Foi exatamente isso que aconteceu com Phil Collen, guitarrista da banda de hard rock Def Leppard, na época da gravação do clássico álbum “Hysteria” (1987).

Em uma conversa recente com o Music Radar, com trechos reunidos pela Guitar World, o guitarrista lembrou um encontro que teve com Eddie Van Halen na época da gravação de “Hysteria”. “Encontrei o Eddie pela primeira vez em Londres, ele foi muito humilde. Conversamos sobre guitarra e mostrei para ele minha Stratocaster, que minha mãe me deu no meu aniversário de 21 anos”, relembrou.

Foi então que Eddie Van Halen deu o conselho que seria fundamental para definir a sonoridade do novo álbum do Def Leppard. “Ele olhou minha guitarra e disse: ‘Sabe, você não será feliz até retirar esse captador single-coil e abrir espaço para um humbucker’”.

O conselho de Eddie Van Halen para Phil Collen

Phil Collen seguiu a dica de Eddie e acabou realizando a modificação em sua Stratocaster, utilizada em praticamente toda gravação de “Hysteria”. “Eu fiz porque o Eddie me falou, claro! Coloquei um DiMarzio lá, se você ouvir o álbum, será ele que você vai ouvir!”, completou.

Em outro ponto da entrevista, Phil Collen comentou sobre a importância de Eddie Van Halen para a história da guitarra elétrica. “Ele foi tão importante quando Jimi Hendrix, seu tapping era único e seu vibrato era maravilhoso, nunca ouvi nada igual”, disse.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.