Comprimento da escala: a diferença crucial entre Les Paul e Stratocaster, segundo Rhett Shull

Em vídeo no YouTube, especialistas explicam como essa medida influencia na “sensação ao tocar” cada modelo
Comprimento de escala

As diferenças mais óbvias entre guitarras Gibson Les Paul e Fender Stratocaster incluem a captação, tipo de construção e madeira utilizada. Mas qual seria a característica particular de cada um desses modelos que mais contribui para essa “sensação ao tocar” tão diferente entre os dois instrumentos?

Em vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube, o guitarrista Rhett Shull convidou o especialista Ben Calhoun, da loja Righteous Guitars, para explicar por que a diferença no comprimento da escala entre esses dois modelos é responsável por “enorme parte” da sensação diferente ao tocar cada uma das guitarras.

“O comprimento da escala da guitarra tem um grande impacto em como você sente a guitarra ao tocar. A Fender Stratocaster tem 25,5 polegadas na escala, já a Gibson Les Paul apresenta tipicamente 23 e ¾ polegadas. Quanto mais longa é a escala, mais tensão você vai precisar para alcançar a mesma nota. A quantidade de esforço é muito maior. Por isso, a Fender é mais rígida do que a Les Paul”, explicou.

A diferença entre Gibson Les Paul e Fender Stratocaster

Em outro ponto do vídeo, o guitarrista deu sua visão sobre como o comprimento da escala pode influenciar na compra de uma guitarra. Tanto Shull quanto Calhoun concordam que essa diferença realmente existe, mas não é o único fator decisivo que forma o timbre dos instrumentos.

“Na minha experiência tocando guitarra, essa diferença entre as escalas na verdade não importa muito. Essa diferença realmente influencia muito na sensação ao tocar, mas não é isso que faz uma guitarra ser boa ou ruim. Não é o que afeta o timbre de uma maneira geral. O que importa mais é a maneira como toco. Se a guitarra é mais fácil para fazer bends, vou apostar neles, por exemplo”, explicou.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.