Pat Martino, guitarrista de jazz que reaprendeu instrumento após amnésia, morre aos 77 anos

Músico americano sofreu aneurisma aos 35 anos que o fez esquecer toda sua técnica na guitarra
pat martino morte

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista de jazz americano Pat Martino morreu no dia 1º de novembro, aos 77 anos de idade. Considerado um dos grandes do estilo, o músico precisou reaprender a tocar guitarra quando tinha 35 anos, depois que um aneurisma o deixou em um quadro de amnésia e o fez esquecer toda sua técnica.

De acordo com seu empresário Joseph Donofrio, a causa da morte foi uma doença respiratória crônica. Pat Martino deixou sua esposa Ayako Asahi, de 26 anos de idade. Entre os trabalhos mais notáveis do guitarrista estão os álbuns “Cream” (1997), “We’ll Be Together Again” (1976) e “Footprints” (1975).

Conforme noticiou o portal Plu7, em sua autobiografia, Pat Martino explicou em detalhes como reaprendeu a tocar guitarra após ter perdido a memória muscular. ““Conforme eu continuava a trabalhar no instrumento, flashes de memória voltaram gradualmente à minha mente”, contou.

A morte de Pat Martino

Segundo Donofrio, nos últimos anos, a vida de Pat passou a ser bastante focada em seus projetos musicais. Embora ainda apresentasse um quadro de saúde sensível, o guitarrista nunca abandonou seu lado criativo.

 “Ele sempre foi firme no que diz respeito à sua musicalidade e integridade. Tudo o que fazia tinha a ver com sua música, seu legado e sua guitarra”, afirmou Donofrio em entrevista ao Washington Post.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp