Como indústria da música poderia ser mais acessível para deficientes, segundo Jason Becker

Guitarrista convive com Esclerose Lateral Amiotrófica por mais de 30 anos e perdeu capacidade de andar e falar
jason becker

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O icônico guitarrista Jason Becker é notável por fazer sucesso e lançar álbuns até os dias de hoje, mesmo convivendo com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) por mais de 30 anos. Embora a doença impossibilite o músico de falar, andar e respirar, a tecnologia tornou possível o sonho de continuar compondo músicas.

Em entrevista recente ao Grammy, Jason Becker falou sobre como diferentes atores dentro da indústria da música poderiam tornar a vida de pessoas com limitações como a dele mais fácil por meio de ações que promovam a acessibilidade.

“Eu não posso realizar turnês, então a maneira convencional de promover minha música não rola comigo. Minha música impactaria mais gente se criassem, por exemplo, uma plataforma na internet, talvez pelo streaming, destinada especialmente à músicos com as mesmas limitações que eu, para que eles possam mostrar progresso para sua audiência”, comentou.

Jason Becker e a ELA

Desde que foi diagnosticado com ELA, Jason Becker passou a desenvolver – com o auxílio de seu pai – um sistema onde consegue se comunicar por meio de movimentos de seus olhos. Hoje em dia, o guitarrista está perfeitamente adaptado e utiliza esse modo de comunicação também para compor.

“Acessibilidade é mais do que construir rampas ou portas mais largas. Não quero ser categorizado como um músico deficiente, mas qualquer tipo de exposição nesse sentido é sempre bem-vinda. Melhor ainda se isso inspirar pessoas na minha situação”, completou.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp