Como indústria da música poderia ser mais acessível para deficientes, segundo Jason Becker

Guitarrista convive com Esclerose Lateral Amiotrófica por mais de 30 anos e perdeu capacidade de andar e falar
jason becker
Publicidade - OTZAds

O icônico guitarrista Jason Becker é notável por fazer sucesso e lançar álbuns até os dias de hoje, mesmo convivendo com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) por mais de 30 anos. Embora a doença impossibilite o músico de falar, andar e respirar, a tecnologia tornou possível o sonho de continuar compondo músicas.

Em entrevista recente ao Grammy, Jason Becker falou sobre como diferentes atores dentro da indústria da música poderiam tornar a vida de pessoas com limitações como a dele mais fácil por meio de ações que promovam a acessibilidade.

Publicidade - OTZAds

“Eu não posso realizar turnês, então a maneira convencional de promover minha música não rola comigo. Minha música impactaria mais gente se criassem, por exemplo, uma plataforma na internet, talvez pelo streaming, destinada especialmente à músicos com as mesmas limitações que eu, para que eles possam mostrar progresso para sua audiência”, comentou.

Publicidade

Jason Becker e a ELA

Desde que foi diagnosticado com ELA, Jason Becker passou a desenvolver – com o auxílio de seu pai – um sistema onde consegue se comunicar por meio de movimentos de seus olhos. Hoje em dia, o guitarrista está perfeitamente adaptado e utiliza esse modo de comunicação também para compor.

Publicidade - OTZAds

“Acessibilidade é mais do que construir rampas ou portas mais largas. Não quero ser categorizado como um músico deficiente, mas qualquer tipo de exposição nesse sentido é sempre bem-vinda. Melhor ainda se isso inspirar pessoas na minha situação”, completou.

Publicidade

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.