Por que guitarristas são obcecados por equipamento vintage, segundo Rhett Shull

Youtuber convidou uma série de guitarristas renomados para opinar e entender motivo da preferência por gear antiga
equipamento vintage

Não é raro encontrar guitarristas que admiram e estão sempre em busca de equipamento vintage. Para entender esse fenômeno, o youtuber Rhett Shull convidou vários músicos renomados para tentar descobrir como surgiu essa obsessão por guitarras, pedais e amplificadores construídos antigamente.

“Essa aqui é uma Gibson Les Paul 1959, um dos equipamentos vintage mais cobiçados que existem. Mas será que ela é realmente melhor que os modelos de hoje em dia? Acho que muito disso se justifica pelo sentimento de caçada. De buscar um instrumento por meses ou anos e finalmente encontrar uma antiga SG ou Tele, mas não é só isso”, comenta Rhett no começo do vídeo.

Ao longo da publicação, os convidados citaram diversos outros motivos para a preferência por uma gear mais vintage. Para o guitarrista Tim Pierce, o fato de antigamente as guitarras não serem produzidas em massa influencia para uma sonoridade mais única. Já o produtor Rick Beato explicou que gosta de possuir os equipamentos utilizados nas gravações de seus álbuns favoritos do passado.

Guitarristas e equipamento vintage

Em outro ponto do vídeo, o guitarrista Tom Bukovac afirmou que aprecia guitarras construídas no passado devido a qualidade da madeira. “A Gibson antigamente usava madeiras de 100 anos. Todos os aspectos da construção eram ótimos. Mas não é só porque é um equipamento antigo que isso significa que vai ser legal de tocar”, completa.

Por fim, Rhett Shull sintetizou todos os comentários feitos e resumiu o motivo dessa preferência. “Os guitarristas são obcecados por equipamento vintage por diferentes motivos. Alguns são colecionadores e apreciam a história de uma guitarra. Já outros são mais utilitários, que entendem o instrumento como ferramentas para um trabalho”, disse.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.