O incrível riff inicial de “Johnny B. Goode”, analisado por Paul Davids

Youtuber explicou motivo pelo qual trecho pode ser considerado como momento que definiu sonoridade do rock de uma maneira geral
chuck berry

Composta por Chuck Berry e lançada em 1960, a música “Johnny B. Goode” é sem dúvidas uma das mais icônicas da história do rock. Seu famoso riff inicial, inspirado na canção “Ain’t That Just Like a Woman”, de Louis Jordan, é certamente um dos mais influentes até os dias de hoje.

Em uma detalhada análise no seu canal de YouTube, o guitarrista Paul Davids explicou quais são os “ingredientes” por trás da sonoridade desse riff e mostrou o motivo pelo qual, em sua visão, o trecho pode ser considerado como um dos momentos que definiram o rock de uma maneira geral.

“O primeiro ingrediente é a presença da chamada blue note. Em tons maiores como o BbM, a terça menor carrega um tempero especial. Você pode usar com um bend, como uma nota pequena, que é o que acontece nesse riff. O segundo ingrediente é o double stop, que é quando se toca duas notas ao mesmo tempo. É muito divertido na Johnny B. Good porque ele brinca com o ritmo”, explica.

O riff inicial de Johnny B. Goode

O próximo “ingrediente” citado por Paul Davids na música “Johnny B. Goode” é a presença do modo mixolídio. “A única diferença para a escala maior é a 7ª, que diminui um semitom. Essa escala é ótima para solar em uma música de blues”, explica. Já o quarto “ingrediente” é o fato do riff ter uma melodia sincopada, ou seja, quando as notas não são tocadas exatamente no tempo.

“Sem esse recurso, o riff poderia ser entediante. Ao tocar as notas sincopadas, fica muito mais interessante. Dá vontade até de dançar. Ele também usa o recurso do stacatto, que é quando as notas não são tocadas juntas e sim com uma pequena pausa entre elas. Isso tudo faz com que o riff de ‘Johnny B. Goode’ seja um dos mais importantes do rock”, completa.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.