O conselho de Edu Ardanuy para quem está na fase de memorizar arpejos e escalas

De acordo com ex-Dr. Sin, sem parte rítmica muito bem estabelecida será mais difícil de ter ideias interessantes de composição no futuro
Edu Ardanuy tocando sua guitarra stratocaster da marca Tagima
Foto: Bruno Custódio

Estudar guitarra envolve uma série de diferentes facetas, como improvisação, técnicas variadas e composição. Em entrevista exclusiva para a Guitarload, o guitarrista Edu Ardanuy, ex-Dr. Sin, deu alguns conselhos para quem está estudando o instrumento e se encontra naquela fase de memorizar arpejos, escalas e acordes.

Segundo Edu Ardanuy, o principal fator que o guitarrista precisa fortalecer nessa importante fase do estudo é o controle rítmico, embora o músico concorde que se trata de um “estudo infinito”.

“Quem está iniciando essa fase de estudo mais bruta de memorizar precisa trabalhar com muita seriedade a parte rítmica. É a parte principal de toda a jogada musical. Se você tem um bom controle rítmico, você tem uma boa técnica e provavelmente fará músicas interessantes. Quando o seu controle rítmico é fraco, acontece exatamente o oposto: vai ter uma técnica ruim e provavelmente suas ideias não serão tão interessantes. É isso que dá alma aos acordes. Sei que é uma coisa infinita, vivemos a vida toda e não chegamos na metade das possibilidades”, refletiu Edu Ardanuy.

Edu Ardanuy e o estudo da guitarra

Em outro trecho da entrevista, Ardanuy confessou que hoje em dia não pratica tanto quanto antes, mas disse que continua focando principalmente em composição e interpretação. “Hoje em dia é em torno de coisas muito específicos. Normalmente, são problemas rítmicos com algumas ideias que imagino e na hora de executar percebo que era mais difícil do que eu previa. Me preocupo muito mais em como interpretar uma única nota para que seja musical e inspiradora”, concluiu o guitarrista.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.