Mulheres e não-binários correspondem a apenas 6% das guitarras signature

Estudo revelou que das 226 signatures no mercado, apenas 13 são inspiradas em artistas do sexo feminino ou que se identificam como não-binário
guitarras signature
Foto: Eduardo Orelha / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Existem hoje no mercado 226 guitarras signature produzidas pelas 21 maiores marcas do mundo, mas apenas 13 desses instrumentos são inspirados em artistas do sexo feminino ou que se identificam como não-binários.

O estudo foi conduzido pela Find My Guitar e publicado em detalhes pela Guitar World. De acordo com o levantamento, a tradicional marca Fender, por exemplo, apresenta 30 guitarras signature no seu catálogo, mas apenas 3 são de mulheres ou não-binários: Chrissie Hynde’s Telecaster, H.E.R.’s Chrome Glow Stratocaster e Tash Sultana’s HSS-configured Strat.

A Ibanez e a Gibson também apresentam em seus catálogos apenas três guitarras que não são inspiradas em guitarristas do sexo masculino cada uma. Por fim, Charvel, Dean, ESP, Squier, Kramer, Sire, Solar, Washburn e Yamaha não oferecem modelos inspirados em mulheres ou não-binários.

Guitarras signature de mulheres e não-binários

Embora não sejam maioria nos instrumentos signature, estudo conduzido pela Fender identificou que 50% das pessoas que desejam aprender guitarra são mulheres e isso entra em conflito com a oferta reduzida.

O estudo destaca, por fim, a necessidade de a indústria da música produzir guitarras que se adaptem a essa nova demanda do mercado cada vez mais crescente. “Padronizar guitarras segundo o som e a estética de artistas mulheres reconhece e valida as mulheres guitarristas. Em segundo lugar, podem inspirá-las a seguir carreiras na indústria da música”, diz o levantamento.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp