Grátis!

Leia agora a nova edição da Guitarload

A edição ficará disponível gratuitamente até o contador abaixo zerar. Aproveite!

Dias
Horas
Min.
Seg.

Editorial

Você sabia que Sister Rosetta Tharpe foi uma das pioneiras do rock and roll, ainda nos anos 40? Uma das primeiras a colocar distorção na guitarra, ela influenciou os artistas que quase todos creditam como criadores do estilo, de Elvis Presley a Chuck Berry.

Sabia que a primeira aparição do Heart, uma das primeiras bandas a ter uma guitar hero (Nancy Wilson), na cultuada revista Rolling Stone mentia que ela e a irmã, a cantora Ann Wilson, tinham relação incestuosa? Mentira implantada pela gravadora do grupo, Mushroom, e sequer checada pela publicação.

Sabia que Rita Lee é a artista de rock que mais vendeu discos no Brasil, mesmo com Raul Seixas, Legião Urbana e outros lembrados antes dela? Aqui, a imprensa ajudou. Não importava o trabalho com os Mutantes, que influenciou de Red Hot Chili Peppers a Nirvana, ou em carreira solo, seja com o Tutti Frutti ou o marido, Roberto de Carvalho: preferiam dar destaque às polêmicas da vida da artista, que estampou manchetes que não existiriam se ela fosse homem.

Esses exemplos são só do rock. Há situações semelhantes em outros estilos evidenciando o atraso que o machismo trouxe à música. Há várias musicistas atuando nesse meio nos dias de hoje, mas o número poderia ser maior e as contribuições poderiam ser bem diversas se tudo fosse diferente.

A edição 105 da Guitarload, celebrando o Mês da Mulher, traz entrevistas com a guitarrista Leticia Filizzola, fenômeno do instrumento que deve se tornar ainda mais popular nos próximos anos, e Sanny Rozini, diretora executiva da fabricante de instrumentos Rozini. As discussões vão além das trajetórias das entrevistadas e abrangem a presença da mulher na música.

E já que 2020 abre uma nova década, trouxemos uma lista com 30 mulheres guitarristas (separação desagradável, mas necessária para essa edição) que prometem oferecer muito aos fãs nos próximos anos. Um levantamento repleto de indicações, reunindo trabalhos diversos e que merecem sua atenção.

Cadastre-se para ler gratuitamente!