Grátis!

Leia agora a nova edição da Guitarload

A edição ficará disponível gratuitamente até o contador abaixo zerar. Aproveite!

Dias
Horas
Min.
Seg.

Editorial

A edição 114 da Guitarload reflete sobre como a busca por novas possibilidades, com critério e dedicação, pode fazer com que o trabalho de um músico se destaque.

O guitarrista que estampa a capa da edição é Roberto Barros, um dos responsáveis pelo instrumento, ao lado de Diogo Mafra, na banda solo de Edu Falaschi. O ex-vocalista do Angra acaba de lançar seu novo álbum solo, “Vera Cruz”, e as guitarras exercem papel fundamental no trabalho.

“Vera Cruz” celebra o legado de Edu, especialmente nos tempos de Angra, mas a sonoridade vai além – muito por mérito dos guitarristas. Barros, por exemplo, acrescentou referências de outros gêneros, como música clássica, e até de outros instrumentos, como o saxofone, transpondo fraseados típicos de sopro para as seis (ou sete) cordas.

Temos, também, uma presença internacional: Dhani Harrison, filho do saudoso George Harrison.

Dhani teria todos os motivos do mundo para dedicar-se apenas à guitarra, instrumento que consagrou o pai junto aos Beatles, e fincar seus pés no rock. Todavia, o músico buscou referências e aprimoramento em outros gêneros e instrumentos, como o ukulele, e está lançando seu primeiro uke signature com a Fender.

Conversamos, ainda, com Igor Gnomo, guitarrista baiano que homenageou a música do Nordeste em seu novo álbum, “Formiga Preta”.

Neste disco, gêneros típicos da região são incorporados a um jazz rock bem tocado, com certos contornos pop e melodias que ficam na cabeça. Uma abordagem diferente para um estilo que pede reinvenção.

Até mesmo a Guitarload está aberta a outras possibilidades. Por isso:

  • estreamos nesta edição uma nova seção, Trending News, compilando algumas das notícias que mais repercutiram no mundo da guitarra;

  • reformulamos a seção de Lançamentos: seguimos indicando bons álbuns que acabaram de sair do forno, mas, agora, complementamos as sugestões com pequenas resenhas.

 

Boa leitura!

Cadastre-se para ler gratuitamente!