Toda banda passa por problemas de convivência. Pode demorar para acontecer, mas é certo que situações chatas vão se apresentar para um grupo, afinal trata-se de um “casamento”, mas entre várias pessoas ao mesmo tempo.
Pensando em ajudar novas bandas que estão passando (ou vão passar) por isso, o compositor Daniel Reifsnyder escreveu um artigo com cinco dicas que ajudam a melhorar o relacionamento do grupo.
1.Sempre cumpra os horários
Uma das coisas que gera mais atrito entre membros de bandas é o descumprimento de horários. Chegar atrasado nos ensaios é uma falta de respeito com os colegas, que reservaram aquele tempo para se dedicar ao projeto, mas acabaram perdendo minutos preciosos porque alguém não chegou na hora.
O mesmo acontece em relação aos shows. Seja na hora da passagem de som ou da apresentação de fato, é importante chegar no horário que foi estipulado. Vale lembrar também que ninguém é babá de ninguém, então se o compromisso foi avisado uma vez, anote e esteja presente no horário certo.
2.Mantenha uma boa comunicação
Essa dica serve para todas as áreas da vida de qualquer pessoa. Mas trazendo para as bandas, a comunicação pode gerar problemas sérios. Ou melhor, a má comunicação pode gerar problemas sérios.
Crie meios de falar com os membros da banda, como grupos no Facebook e Whatsapp. Mas lembre: nada de falar sobre outros assuntos dentro desses espaços, eles são para discutir assuntos da banda.
Mas essa é só uma parte da comunicação. É muito importante manter as conversas cara a cara. Sempre marque reuniões pós ou pré ensaios para discutir temas que sejam necessários.
3.Se envolva ao máximo
Esse é um problema que destrói bandas. Quando algum integrante não está se dedicando ao projeto da mesma forma que os outros, é sinal que a parceria tem prazo de validade curto.
Pior ainda é quando apenas um ou dois se envolvem de verdade com a banda. Por isso, tenha certeza de que todos dentro do projeto estão se dedicando ao máximo, cada um na sua função.
4.Mantenha a paz
Não vale a pena brigar. É muito comum que existam momentos onde o tom de voz de alguém se eleve, mas essa é a hora de todos manterem a calma. ‘Segurar a onda’ em uma hora de nervosismo pode fazer a diferença entre resolver um problema e acabar a banda.
Além disso, tenha sempre em mente uma coisa: é melhor estar errado em paz do certo em guerra.
5.Não guarde queixas
Se você está insatisfeito com alguma situação, fale. Guardar as queixas para você mesmo é um péssimo hábito, pois as coisas vão acumulando até o momento em que tudo explode de vez.
É sadio criar uma dinâmica de conversas em grupo, para que todos possam ser ouvidos. Afinal, todo mundo tem alguma coisa do que se queixar em algum momento.