Foto: Alfred Nitsch / Wikimedia

O site da revista Guitar World, uma das mais famosas sobre guitarra no mundo, lançou uma enquete para saber de seus seguidores quais os melhores solos de guitarra da década de 2010. As escolhas não chegam a surpreender, pois músicos renomados são os responsáveis pelas maiores produções do período.

O primeiro lugar ficou com ‘Cry of Achilles’, do Alter Bridge. O solo é assinado por Mark Tremonti, que, curiosamente, também foi eleito guitarrista da década pelos leitores da Guitar World. Os créditos são compartilhados com o vocalista Myles Kennedy, que também manda ver nas seis cordas.

Na segunda posição, está ‘Drive Home’, de Steven Wilson. O solo é assinado por Guthrie Govan. A canção tem influência de nomes como Pink Floyd e da produção de Alan Parsons, com tonalidade menor e espaço para Govan mostrar seu talento.

Fechando o pódio, na terceira colocação, está ‘Anastasia’, de Slash, em sua carreira solo. Outra música com envolvimento de Myles Kennedy, também curiosamente. Aqui, o guitarrista do Guns N’ Roses abandona a pentatônica de vez para mergulhar em escalas diferentes, mais climáticas.

Chama atenção, ainda, a presença do brasileiro Kiko Loureiro no top 10. Os solos feitos por ele e Dave Mustaine na música ‘Dystopia’, do Megadeth, conquistaram a 9ª posição. “O que trouxe a emoção de volta (ao Megadeth)? Talvez Kiko Loureiro, o guitarrista mais empolgante do Megadeth desde Marty Friedman. A escolha de notas do guitarrista brasileiro, buscando o exótico, são a peaç perfeita para a bestialidade de Mustaine com as pentatônicas”, diz a publicação.

Veja, abaixo, os 20 melhores solos de guitarra da década de 2010, segundo leitores da Guitar World:

1°) Alter Bridge – Cry of Achilles

2°) Steven Wilson – Drive Home

3°) Slash – Anastasia

4°) Tedeschi Trucks Band – Midnight in Harlem

5°) Dream Theater – S2N

6°) John Mayer – I Guess I Just Feel Like

7°) Big Wreck – Ghosts

8°) Megadeth – Dystopia

9°) Polyphia ft. Jason Richardson – Aviator

10°) Van Halen – Big River

11°) Rush – The Garden

12°) Steve Vai – Gravity Storm

13°) Zakk Wylde – Darkest Hour

14°) Mark Knopfler – Broken Bones

15°) Plini – Handmade Cities

16°) Muse – Madness

17°) Eric Gales – The Change in Me (The Rebirth)

18°) Joe Satriani – Thunder High on the Mountain

19°) Metallica – Atlas, Rise!

20°) Paul Gilbert – Atmosphere On The Moon