O Deep Purple é uma das bandas mais antigas do rock a seguir em atividade. Em uma trajetória admirável, o grupo fundado em 1968 está na ativa há 52 anos, apesar do hiato entre 1976 e 1984, quando estiveram separados.
O baterista Ian Paice é o único membro original a ter permanecido no Deep Purple. A primeira formação trazia o vocalista Rod Evans e o baixista Nick Simper, praticamente anônimos nos dias de hoje, junto do lendário guitarrista Ritchie Blackmore e do saudoso tecladista Jon Lord. O grupo engrenou de vez a partir de 1970, com Ian Gillan e Roger Glover substituindo, respectivamente, Evans e Simper.
- Leia também: Ritchie Blackmore faz crítica a Joe Satriani
Mesmo com todas as mudanças na formação, Ian Paice seguiu firme e forte no Deep Purple. Dessa forma, não é difícil acreditar que o baterista tenha conselhos válidos para oferecer a músicos iniciantes.
Em recente vídeo publicado no canal da banda no YouTube, Paice foi questionado sobre qual conselho principal ele daria a músicos que estão começando. A resposta dele foi, de certa forma, um pouco ampla, mas bastante informativa no que diz respeito às expectativas da profissão.
“Apenas não espere nada de sua música a não ser diversão. Claro, é por isso que você pega um instrumento musical pela primeira vez, seja guitarra, piano ou bateria. É para você ficar feliz”, afirmou.
O baterista destaca que, com o passar do tempo, a música pode se tornar um compromisso mais sério, porém, nunca se deve deixar de lado o fator principal, que é a diversão. “Se algo mais acontecer no meio do caminho e isso se transformar em algo além de um hobby, aceite e respeite, mas não crie expectativas. Se as coisas acontecerem, vão acontecer naturalmente, por seu merecimento. E só vai acontecer se você acreditar naquilo que faz”, concluiu.
Veja: