O guitarrista John Petrucci liberou o álbum solo ‘Terminal Velocity’ nas plataformas de streaming nesta sexta-feira (28). O disco marca a reunião do músico com seu ex-parceiro de Dream Theater, o baterista Mike Portnoy, que deixou a banda em 2010.
A formação é completa pelo baixista Dave LaRue, que colaborou de forma remota. LaRue é conhecido pelo trabalho com o Dixie Dregs e com o Flying Colors, onde toca, justamente, com Portnoy.
Ouça ‘Terminal Velocity’ a seguir, via Spotify:
‘Terminal Velocity’ é o segundo álbum solo da carreira de John Petrucci. O primeiro, ‘Suspended Animation’, saiu em 2005.
Em bate-papo com o fã-clube do Dream Theater, John Petrucci disse que convidou Mike Portnoy após o próprio ter feito a sugestão. “Estávamos conversando muito e ele plantou a semente no meu ouvido. Eu contei para ele sobre os planos do novo álbum e ele falou que se eu precisasse de alguém, estaria disponível. Na minha cabeça, eu pensava: ‘vou te levar nessa’”, afirmou.
O material de ‘Terminal Velocity’ já estava todo composto, inclusive com bateria eletrônica programada. “Também toquei baixo junto do engenheiro de som e tínhamos algumas músicas completas. Mike veio, aprendeu tudo, colocou o toque dele e fez um trabalho espetacular. Foi muito divertido me reunir musicalmente com ele e fazer isso juntos. Fizemos tudo em 6 dias. Novamente, ele fez um grande trabalho e a bateria soa incrível”, contou Petrucci.
Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010 após desentendimentos com os demais colegas. Com sua vaga ocupada por Mike Mangini, ele passou a integrar diversos projetos, como The Winery Dogs, Avenged Sevenfold (temporariamente), Twisted Sister (em breve tributo a AJ Pero), Sons of Apollo, Flying Colors, Transatlantic, entre outros.
John Petrucci: ‘Terminal Velocity’ (capa e tracklist)
- Terminal Velocity
- The Oddfather
- Happy Song
- Gemini
- Out Of The Blue
- Glassy-Eyed Zombies
- The Way Things Fall
- Snake In My Boot
- Temple Of Circadia