Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth, é o mais novo músico a ter parceria com a Gibson. O acordo de endorsement foi anunciado na última terça-feira (23) e quatro instrumentos signature do artista, referentes à linha Dave Mustaine Collection, foram revelados em seguida.
São, ao todo, três guitarras formato Flying V e um violão, abrangendo não só a Gibson como a empresa associada Kramer:
- Guitarra Gibson Dave Mustaine Flying V 30th Anniversary “Rust in Peace” Edition;
- Guitarra Gibson Dave Mustaine Flying V EXP, com acabamento prata;
- Violão Gibson Dave Mustaine CF-100 Blood Burst;
- Guitarra Kramer Dave Mustaine Flying V Vanguard.
Outros produtos para a linha devem ser anunciados, incluindo pela Epiphone, também associada à Gibson.
As especificações dos instrumentos não foram reveladas, mas dá para obter algumas informações pelas fotos divulgadas.
Com acabamento na cor verde, a guitarra Gibson Dave Mustaine Flying V 30th Anniversary “Rust in Peace” Edition, como o nome indica, faz alusão aos 30 anos do álbum “Rust in Peace”, lançado pelo Megadeth em 1990. É um dos trabalhos de maior sucesso da banda.
A Dave Mustaine Flying V EXP, por sua vez, é na cor prata e traz marcadores diferentes da outra guitarra. Porém, ao que tudo indica, as especificações são as mesmas, tanto em design quanto em construção e hardware – incluindo o que parece ser a captação signature de Mustaine pela Seymour Duncan.
A guitarra Kramer Dave Mustaine Flying V Vanguard parece ser um pouco diferente das outras duas, especialmente por seu acabamento, mais pontiagudo. É o instrumento que faz mais referência aos modelos usados anteriormente pelo líder do Megadeth, em seu acordo já encerrado com a Dean.
O violão Gibson Dave Mustaine CF-100 Blood Burst, por fim, chega na cor vinho e tem design inspirado no modelo CF-100, um dos primeiros da empresa, datado da década de 1950. O instrumento chama atenção por seu corte profundo na parte de baixo, facilitando o acesso às casas mais agudas do braço.
Gibson e Dave Mustaine
Na última terça (23), a Gibson confirmou o acordo com Dave Mustaine, após meses de rumores e um suposto vazamento de produtos. A Dave Mustaine Collection terá guitarras pela Gibson, Epiphone e Kramer, e o músico do Megadeth será envolvido em diferentes projetos da empresa, ligados à Artist Alliance.
Em nota, Mustaine celebrou a nova parceria com a empresa:
“Um dos primeiros álbuns que comprei foi ‘Kiss Alive!’. Na parte de trás, tinha a logo da Gibson e o recado: ‘Kiss usa guitarras Gibson pois eles querem o melhor’. Ponto final. Anos depois, ainda sou esse mesmo fã, mas agora eu toco, componho e faço shows – e não poderia concordar mais com essa frase.”
Cesar Gueikian, executivo da empresa, destacou:
“É uma honra ter o pioneiro e visionário Dave Mustaine em nossa família. Ele é um dos ícones do metal mais influentes da história. […] Trabalhar com ele é especial pois ele é um nerd de guitarras como eu, que se envolve em cada aspecto do desenvolvimento do conceito e das ideias.”