Marcelo Morem, “guitarrista de escritório”, lança o álbum instrumental “Never Heard Before”

Músico havia abandonado carreira artística em 2002, retomando-a mais de uma década depois
Foto: Folie Studio - Lola Carola

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Marcelo Morem adiou um sonho de juventude por quase três décadas, mas esse desejo finalmente tornou-se realidade. O músico de 48 anos, que se define como um “guitarrista de escritório”, está lançando seu primeiro álbum solo, o trabalho instrumental “Never Heard Before“, nas plataformas digitais.

Hoje com 48 anos, Morem queria ser guitarrista na juventude, por volta dos 19. Porém, largou tudo em 2002 para se dedicar a uma carreira bem-sucedida em marketing e vendas.

O impulso para retomar a carreira artística veio com uma artista bem jovem: Billie Eilish, que hoje tem 19 anos, a mesma idade que ele tinha quando queria viver de sua guitarra.

“Eu já nem esperava mais, mas aconteceu. Um dia, li uma matéria sobre a Billie Eilish produzir toda a sua música em casa com equipamentos muito simples. Achei aquilo sensacional e tomei coragem, pois quem quer dá um jeito”, contou, em material de divulgação.

A guitarra voltou à vida de Marcelo Morem, como hobby, em 2014. Cinco anos depois, em 2019, ele tomou a decisão de gravar um álbum de músicas próprias, projeto realizado durante o período de isolamento por conta da pandemia, em 2020. “Criar este álbum foi o meu projeto de vida em 2020, uma forma de lidar com toda aquela situação sem surtar”, afirmou.

Instrumental, “Never Heard Before” é descrito como um trabalho “de influências diversas, que passam por nomes como Van Halen, Rush, Pink Floyd, Joe Satriani, Eric Johnson, Heart, Black Sabbath, Led Zeppelin, Abba, U2 e Allan Holdsworth”.

“Esse trabalho é, essencialmente, um tributo aos meus heróis e à música que eu adoro, o rock clássico dos anos 70 e 80, com algumas pitadas de fusion, progressivo e pop. É um álbum para as pessoas comuns ouvirem e se divertirem”, destacou.

São, ao todo, 11 faixas compostas, gravadas, mixadas e masterizadas por Morem. O músico produziu todo o trabalho em seu home office, utilizando basicamente um laptop Dell e um amplificador digital Blackstar para gravar os instrumentos (guitarras Yamaha Pacifica 712 e 912J dos anos 90, bem como uma Ibanez RG350DX).

Chama a atenção também que Marcelo Morem nunca teve uma carreira musical nem tocou profissionalmente. “Eu me autointitulo um ‘guitarrista de escritório’, pois é isso que eu sou. Tenho um amplificador e uma guitarra ao meu lado no meu escritório. E o computador no qual eu trabalho na minha empresa das 9h às 18h é o mesmo que eu usei para gravar o álbum após o expediente”, afirmou.

O álbum conta com duas homenagens póstumas aos ídolos Eddie Van Halen (com a música “Kings of Sunset Strip”) e Neil Peart (“The Professor”). “Eu planejava esses tributos, mas não póstumos. Mas perdi dois grandes ídolos e as minhas duas bandas favoritas se foram”, disse Morem.

Morem também afirma que não tinha nenhuma experiência com produção musical. “Foi um projeto extremamente desafiador, pois a única coisa que eu sabia era tocar guitarra. Precisei aprender a arranjar, gravar, mixar, masterizar e fiz tudo isso intuitivamente. Usei o meu ouvido como referência, bem como a tecnologia e conhecimento disponíveis na internet”, declarou.

“Never Heard Before” foi lançado exclusivamente em formato digital no último dia 16 de maio por meio da plataforma CD Baby, que garante a distribuição mundial em mais de 20 serviços de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. Além disso, as músicas do álbum também estão disponíveis para uso em redes sociais, como o Instagram e o TikTok.

Ouça “Never Heard Before” a seguir, via Spotify, ou clique para escolher sua plataforma de streaming favorita.

Sobre Marcelo Morem

Marcelo Morem é um “guitarrista de escritório”. Ou seja, toca por paixão e paga as suas contas através de outra atividade profissional. Nasceu no Brasil em 17 de janeiro de 1973, o músico gaúcho começou a tocar no início da década de 1990.

Foi influenciado inicialmente por seus heróis de infância, como David Gilmour, Ritchie Blackmore, Alex Lifeson e, especialmente, Eddie Van Halen. Mais tarde, descobriu os virtuosos Joe Satriani, Steve Vai, George Lynch, Eric Johnson e sua maior referência, Allan Holdsworth. 

Foto: Folie Studio – Lola Carola

Marcelo afirma fazer música “para você cantarolar e bater o pé”. Cada canção é descrita como uma viagem através dos anos 70 e 80, fazendo você lembrar de grandes clássicos do rock e da guitarra, mas em busca de uma voz única, sem copiar outros músicos.

Morem nunca tocou profissionalmente e abandonou a guitarra em 2002 para se dedicar à carreira em marketing e vendas. Voltou a tocar em 2014 e lançou seu primeiro álbum de rock instrumental, “Never Heard Before”, em 2021.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp