O guitarrista americano Cory Wong vem se tornando cada vez mais uma referência nos estilos jazz e funk. Nesse sentido, um dos aspectos de sua técnica que mais chama atenção é sua habilidade de ritmo na mão da palhetada.
Em entrevista exclusiva à Guitarload, o músico deu algumas dicas para guitarristas que querem melhorar o modo de tocar, principalmente no que diz respeito à mão responsável pela palheta.
“É injusto falar só de uma das mãos. Em guitarra base, é uma dança entre as duas mãos. Mas se é só sobre técnica de mão de palhetada, sugiro praticar tratando-a como um motor. Um constante baixo-cima-baixo-cima. Toca em semicolcheia, constantes, com um metrônomo. A partir daí, é trabalhar para controlar esse motor”, explicou.
Outra importante orientação de Cory Wong para avançar nos estudos de guitarra rítmica é gravar a si mesmo tocando. Isso é impotante para perceber se tudo está no caminho certo tanto nas palhetadas ascendentes quanto descendentes.
Cory Wong e a palhetada de guitarra rítmica
Em outro ponto da entrevista, o guitarrista explicou como praticar o movimento de mão dando ênfase em cada compasso. Segundo Cory, o objetivo é que quando a mente quiser acentuar uma nota, não haja obstáculo entre sua técnica e suas ideias.
“É importante praticar dessa forma: Um-do-tre-qua; um-DO-tre-qua; um-do-TRE-qua; um-do-ter-QUA. Basta entender esses movimentos motorizados com sua mão direita, na grade e a relação entre notas suaves, acentos e tudo no meio, até atingir um”, comentou.