Ao longo das últimas décadas, a indústria da música vem se adaptando às novas demandas da sociedade em relação a como, onde e quando consumir o conteúdo de suas bandas e artistas favoritos. Mas quais são as previsões para esse mercado em 2022?
De acordo com Micah Singleton, diretor de tecnologia da Billboard, as previsões para 2022 vão muito além do aumento da presença de streamings como Spotify e Deezer no dia a dia das pessoas. “A tecnologia de blockchain vai crescer dentro da indústria da música. As empresas vão dar mais atenção aos produtos do tipo NFT, pensando sempre na nova geração de músicos e consumidores”, diz.
Outro importante fator que ditou o perfil dos lançamentos musicais em 2021 e deve continuar ano que vem é a forte presença de produtos audiovisuais associados. “Sabemos que em muitos casos o elemento audiovisual é maior do que a própria música”, diz a reportagem. Por outro lado, o fenômeno das lives, que surgiu e se consolidou durante a pandemia, deve ser ressignificado para continuar existindo. “Não pode ser apenas uma réplica de um show ao vivo regular”, diz.
A indústria da música em 2022
Por fim, o autor afirma que espera que em 2022 o ritmo de inovação dentro da indústria da música vai continuar acelerado. “Certamente seremos inundados de novas ideias. Muitas estarão erradas, mas faz parte. Já temos até empresas que usam inteligência artificial como produtoras de música. Estamos em um momento definidor da história”, completa.