O guitarrista Steve Vai apresenta uma longa carreira e uma extensa lista de músicos que já participaram de seus álbuns. Mas qual será a habilidade que o músico busca em bateristas, mas que praticamente nenhum deles parece ter?
Em entrevista ao canal Drum Channel transcrita pelo Ultimate Guitar, Steve Vai explicou que os bateristas precisam entender sobre ritmo e batidas, mas apenas isso não basta para que sejam mais “profundos” e “complementem” as músicas.
“É ótimo trabalhar com bateristas que obviamente entendem de batidas, que conseguem fazer isso… E, sem desrespeito aos bateristas, mas é raro que haja um que ouça com ouvidos de compositor. Se você apenas entregar a alguém uma parte de guitarra e uma parte de baixo, há um elemento de composição que pode fluir para ele, se as ferramentas estiverem lá. Quando isso acontece, o resultado é que tem uma profundidade com um elemento de composição que muitos bateristas não se aprofundam”, disse.
Steve Vai e os bateristas
Em outro ponto, Steve Vai disse que é preciso que os bateristas atuem complementando as ideias propostas em suas composições. “Como guitarrista, ou qualquer músico, quando você está gravando algo, você tem seus próprios segredinhos. Mas quando alguém ouve isso, complementa, e eles sabem que é um ponto ideal, porque eles sentem dessa forma, isso requer um instinto de composição”, concluiu.