Morte de Jimi Hendrix: Como o maior guitarrista da história morreu aos 27 anos?

Músico responsável por revolucionar guitarra elétrica foi encontrado sem vida em quarto de hotel de Londres no dia 18 de setembro de 1970. Autopsia revelou presença de remédios para dormir no sangue
Jimi Hendrix

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A morte de Jimi Hendrix até hoje é cercada de mistérios e teorias. No dia 18 de setembro de 1970, o guitarrista foi encontrado sem vida no quarto de um hotel barato de Londres. A autópsia, realizada apenas no dia 30, encontrou nove tipos de sonífero no sangue.

Nessa ocasião, Jimi Hendrix – aos 27 anos de idade – estava no meio de uma turnê pela Europa com a banda Jimi Hendrix Experience. Era noite de quinta-feira e o músico decidiu pernoitar no Hotel Samarkand – onde sua namorada Monika Dannemann estava hospedada.

As circunstâncias da morte de Jimi Hendrix

Não estava sendo um ano fácil para Jimi Hendrix. Dessa maneira, entre os desafios estava tentar manter a saúde mental mesmo com a agenda sempre lotada. Outra dificuldade era lidar com o ganancioso empresário Michael Jeffery.

Leia também: O principal motivo por trás da morte de Jimi Hendrix, segundo Ted Nugent

[adning id=”41690″]

Uma famosa teoria sobre a morte de Jimi Hendrix diz que o manager teria – de alguma forma – assassinado o guitarrista para obter parte do seguro de vida assinado com a Warner. Outra versão diz que o músico se suicidou.

Jimi Hendrix em ação

Dessa maneira, a versão do suicídio surgiu de Eric Burdon, com quem Hendrix realizou a última apresentação de sua vida – dois dias antes da fatídica noite. Segundo Burdon, Hendrix deixou para ele uma espécie de “bilhete de suicídio”, mas a suposta carta nunca foi localizada.

Morte de Jimi Hendrix: a versão mais aceita

Mais aceita do que as opções do assassinato e do suicídio é a versão surgida por meio do relato de Monika, que revelou ter dado pílulas de Vesparax (potente remédio para dormir) para o guitarrista. Apenas no dia seguinte de manhã que a moça se deu conta que Hendrix não respirava.

Leia também: Por que Jimi Hendrix está se tornando “culturalmente irrelevante”, segundo Rick Beato

Após perder preciosos minutos em choque, Monika ligou para a ambulância e os médicos chegaram para tentar salvar o músico. Talvez a morte de Jimi Hendrix seria evitada caso o socorro chegasse antes.

Monika Dannemann
A namorada Monika Dannemann

Há quem diga que Monika não ligou assim que notou algo errado com Hendrix porque estava se livrando de drogas. Segundo biógrafos e especialistas na vida do músico, entretanto, o mais provável é que a combinação entre estado depressivo, estresse, drogas e remédios para dormir resultou na perda daquele considerado o maior guitarrista de todos os tempos.

Morte e legado de Jimi Hendrix

Cerca de 20 álbuns saíram após a morte de Jimi Hendrix com o nome do guitarrista. Anos mais tarde, Kathy Etchingham – namorada oficial do músico – reabriu o caso na polícia. No entanto, em 1996, depois de intensas brigas judiciais, Monika se suicidou.

Hoje em dia, clássicos como “All Along The Watchtower”, “Purple Haze”, “Little Wing”, “Hey Joe” e “Voodoo Child (Slight Return)” são hits cultuados pelos amantes das seis cordas em todo mundo. O legado de Hendrix contribuiu para difundir o instrumento mundo afora e consolidar a relação do rock com a guitarra.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp