A Fractal Audio acusou a Kemper de violação de patente em relação ao novo recurso Liquid Profiling, recentemente divulgado pela concorrente. A possível questão legal veio à tona em uma postagem no fórum da Fractal, agora excluída.
Publicado no dia 3 de maio pela conta de administrador da Fractal Audio, o comentário diz: “Liquid Profiling é uma violação flagrante da minha patente”. Tudo indica que quem realizou a postagem foi Clifford Chase, CEO da Fractal Audio Systems.
As capturas de tela da postagem foram compartilhadas no YouTube pelo canal ToneJunkieTV, que também foi quem falou com Christopher Kemper sobre o Liquid Profiling inicialmente.
Detalhes da polêmica
O chamado Liquid Profiling, recentemente anunciado pela Kemper, recria o comportamento dos controles de equalização e de ganho de vários amplificadores reais. Assim, promete ser a “união perfeita” entre modelagem e captura de amps.
Como a Fractal removeu a postagem do fórum, não foi confirmado se haverá uma ação legal relacionada à suposta violação. Outro ponto relevante é que a Fractal é uma empresa sediada nos Estados Unidos, enquanto a Kemper é alemã.
Por ser uma patente norte-americana, de acordo com o United States Patent and Trademark Office, ela supostamente não oferece proteção em outro país. Apesar disso, não há certeza se a Fractal tem uma reivindicação nesse sentido, já que a Kemper vende produtos nos Estados Unidos.
A publicação Guitar.com, que apurou as informações, tentou contato com as duas empresas para esclarecer os fatos, mas não obteve sucesso.
Em seguida, confira o vídeo sobre a polêmica: