Em recente entrevista, o guitarrista Cory Wong revelou que ainda recorre às tablaturas atualmente.
“Uso tablaturas desde criança. Ok, agora sou um músico profissional, tenho bons ouvidos, mas também não tenho muito tempo”, disse o músico durante um podcast da Ultimate Guitar.
Para tirar músicas, ele dá preferência para os ouvidos. “Porém, se passarem 30 minutos e ainda houver alguma dúvida, vou rapidamente para a tablatura”.
“Isso é bom, porque outra pessoa dedicou 4 ou 5 horas para eu poder aprender em apenas 20 minutos. Portanto, mesmo como músico profissional, eu uso tablaturas”, acrescentou.
| Leia também: Wampler lança o pedal Wong Compressor, assinado por Cory Wong
Prós e contras das tablaturas
O norte-americano lembrou que as tablaturas já foram populares, mas também enfrentaram preconceito ao longo dos anos. Seja como for, elas o motivaram bastante na jornada musical.
“A tablatura foi uma espécie de catalisador que me ajudou a realmente descobrir as coisas. É uma maneira muito mais fácil de aprender”.
No entanto, Cory também pontuou defeitos do recurso. “A única desvantagem é não apresentar a notação rítmica como nas partituras”.
Ele finalizou: “Porém, um ponto positivo é que a tablatura deixa bem claro qual casa você tem que apertar, já que há várias opções para a mesma nota na guitarra”.
Em seguida, você pode conferir na íntegra a participação de Cory Wong no podcast On The Record: